(As reuniões serão transmitidas pelo site da CELAC. Clique aqui)
Com a Europa engolfada em dramática recessão e os Estados Unidos sem conseguir sair dela, os presidentes de 33 países das três Américas, fora os Estados Unidos e o Canadá, reúnem,-se a partir de amanhã, em Caracas, para fundar a CELAC, Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos, e selar um pacto de unidade para defender e incrementar suas riquezas.
A reunião formal da CELAC, na verdade, só começa na quinta, dia 2 de dezembro, se estendendo até sexta-feira, mas os chefes de Estado encetarão suas reuniões bilaterais com o presidente Hugo Chávez e entre si, como é o caso das presidentas da Argentina, Cristina Kirchner, que desembarca hoje à noite no aeroporto de Marquetía Simon Bolivar, e Dilma Rousseff, amanhã.
A Celac pretende ser um novo organismo de integração, a exemplo da OEA (Organização dos Estados Americanos), mas sem Estados Unidos e Canadá.
“Caracas será sede da grande e histórica cúpula de unidade da América Latina… Chegou o grande dia da América Latina e do Caribe, chegou a época que não foi só de Bolívar, de Martí, O’Higgins Sandino, Morazán, Zapata, Zamora, Miranda. chegou a hora de retomar o projeto anfictiônico liderado por Bolívar. Teremos uma cúpula (de chefes de estado) histórica, que é a Celac”, aafirmou Hugo Chávez.
Chávez ainda se referiu aos presidentes que estão chegando: “Segunda-feira, chega o presidente da Colômbia, (Juan Manoel) Santos, com quem tenho uma reunião pendente há vários meses. Na quarta, chega Cristina, da Argentina, na quinta, Dilma e assim vai chegando a avalancha de presidentes para inaugurar a Celac”. Paralelamente à reunião da Celac, haverá encontros da Unasul e da Petrocaribe.
A oficialização da Celac, inicialmente prevista para o dia 5 de julho passado, foi adiada após o presidente venezuelano, de 57 anos, ter um câncer diagnosticado, em 20 de junho. Hugo Chávez enfrentou quatro períodos de quimioterapia e garante ter vencido a doença, retomando sua intensa agenda de atos públicos e aparições na TV.
——-
Atualização
Chávez foi receber Cristina no aeroporto
A presidenta Cristina Fernández de Kirchner chegou no final da noite à Venezuela, sendo recebida pessoalmente pelo presidente Chávez, o chanceler Nicolás Maduro e uma guarda de honra da presidência da República. Chávez lhe deu as boas vindas e saudou o povo argentino.o presidente venezuelano manterá ainda nesta quinta-feira uma reunião bilateral com Kirchner, antes do encontro oficial da Celac. Para esta tarde, está sendo aguardada a vinda da presidente do Brasil e de sua comitiva.
——-