A fé remove montanhas. No caso da comédia romântica Amor Impossível (Salmon Fishing In The Yemen), de Lasse Hallström, lançada no último Festival de Toronto, no Canadá, a fé de um visionário xeique remove peixes (salmão) das águas geladas do Norte da Grã-Bretanha para uma represa construída em pleno deserto do Yemen, um dos últimos emirados árabes.
O roteiro de Simon Beaufoy, baseado no livro de Paul Torday, que tem o mesmo título do filme em inglês ( o usado em português é inapropriado), narra a história de Alfred “Fred” Jones (Ewan McGregor), um expert na pescaria do salmão. Ele sofre de um tipo de autismo (Asperger´s Syndrome ), o que lhe dificulta a convivência social, mas já é famoso, internacionalmente, por haver criado uma isca de muito prestígio no mercado de pesca.
Quando a consultora Harriet Chetwod-Talbot (Emily Blunt), representante na Inglaterra do Sheikh Muhammad (Amr Waked), procura Fred para lhe fazer a estranha proposta de levar o salmão de um rio da Escócia para o Yemen, ele prontamente lhe responde: – Isso é absolutamente impossível!… Não posso aceitar a proposta de forma alguma!…
Acontece, porém, que a eficientíssima assessora de imprensa do primeiro- ministro, Patricia Maxwell (Kristin Scott Thomas), que aciona todas as redes sociais da internet, ao saber do negócio de milhões de libras, decide logo meter-lhe o bedelho. Ela entende que seria providencial meio aquele de o governo britânico não só dar sinal de “boa vontade” na cooperação anglo-árabe, como também fazer neutralizar as más notícias, divulgadas pela imprensa, sobre a guerra no Afeganistão.
O que a esperta Patricia não esperava, contudo, é que, ao demandar o dispositivo de pressão sobre Fred – abalado pela informação de que a esposa Mary Jones (Rachel Stirling) ficaria “a trabalho” durante seis meses em Genebra – para concretizar a negociação, ela suscitaria, na imprensa, a indagação sobre a questão ambiental. Porque a quantidade de peixes que deveria ser transportada para o Yemen, segundo os jornais, poderia provocar um desequilíbrio ecológico de proporções em toda a região da Escócia.
Além disso, para complicar ainda mais a negociação, Harriet enfrenta um drama ao saber que o namorado, Robert Mayers (Tom Mison), acabara de ser designado para servir no Afeganistão. A despedida é muito sofrida. Entretanto, pressionado, Fred procura consolar Harriet, e ambos viajam para o encontro com o xeique que, ao mesmo tempo, em que lhes mostra o projeto, extremamente ambicioso, faz-lhes também pregação religiosa, ressaltando principalmente – ante a descrença de Fred, um agnóstico – o poder da fé.
A direção de Lasse Hallström é, como sempre, convencional, tudo certinho, arrumadinho, como aconteceu em Chocolate (2000), um de seus maiores êxitos, mas sem muito brilho. Apesar de usar, com frequência, a linguagem visual da internet para dar realce às intervenções de Patricia Maxwell, o ritmo de sua narrativa decai bastante quando a ação se transfere de Londres para o Yemen. E isso acontece apesar do empenho dos atores, como o de Ewan McGregor, trabalhando uma personagem, Fred, que não tem complexidade alguma a lhe oferecer. McGregor, que já demonstrou por diversas vezes ser excelente intérprete, particularmente encarnando James Joyce, em Nora (2000), sustenta a ação com categoria. A Kristin Scott Thomas, no papel de Patricia Maxwell, cabe a missão de destacar o lado crítico do filme, como o desabono que faz da classe política, quando ao telefone pergunta a alguém: – Como?… O ministro da Cultura foi encontrado nu?…Com uma menina ou um menino? Os demais – Emily Blunt, Rachel Stirling, Amr Waked e Tom Mison – não se comprometem, mas também não se destacam.
REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
HYPERLINK “http://www.roteirobrasilia.com.br” www.roteirobrasilia.com.br
HYPERLINK “http://www.theresacatharinacampos.com” www.theresacatharinacampos.com
HYPERLINK “http://www.arteculturanews.com” www.arteculturanews.com
HYPERLINK “http://www.noticiasculturais.com” www.noticiasculturais.com
HYPERLINK “http://www.politicaparapoliticos.com.br” www.politicaparapoliticos.com.br
HYPERLINK “http://www.cafenapolitica.com.br” www.cafenapolitica.com.br
FICHA TECNICA
AMOR IMPOSSÍVEL
SALMON FISHING IN THE YEMEN
Reino Unido – 2011
Duração – 107 minutos
Direção – Lasse Hallström
Roteiro – Simon Beaufoy, com base no livro Salmon Fishing In The Yemen
Produção – Paul Webster
Fotografia – Terry Satacey
Trilha Sonora – Dario Marianelly
Edição – Lisa Gunning
Elenco – Ewan McGregor (Alfred Jones), Kristin Scott Thomas (Patricia Maxwell), Emily Blunt (Harriet Chetwode-Talbot ), Amr Waked (Sheikh Muhammad) Rachel Stirling (Mary Jones), Tom Mison (Robert Mayers).