Venício Lima, professor da UnB e pesquisador de comunicação de massas, lança mais uma livro em Brasília (Política de Comunicações, Um Balanço dos Governos Lula) desta vez abordando a política para o setor desenvolvida pelos Governos do líder petista nos dois períodos, que foram de 2003 a 2010. Nesta entrevista ao Café na Política, faz sua avaliação porque um governo popular e altamente protagônico na política externa independente, pouco pôde avançar naquilo que é considerado um dos gargalos da democracia brasileira: a concentração da mídia nas mãos de pouco mais de meia dúzia de famílias, ditando um tipo de informação, entretenimento e cultura que nem sempre é de interesse da sociedade.
Ele lembra que o problema se arrasta há quase meio século, data da última lei de comunicação de rádiodifusão, que nunca foi alterada para justamente não contrariar os interesses daquela elite dirigente, apesar dos avanços das comunicações, que vão do teletipo à internet. (O lançamento do livro está marcado para 16 de agosto de 2012, a partir das 19 horas, no restaurante Carpe Diem, da SQS 104, em Brasília. Na ocasião, o autor também vai autografar a segunda edição de seu clássico Liberdade de Expressão x Liberade da Imprensa, com prefácio do professor Fábio Konder Comparato).
2a. parte
Clique aqui para mais detalhes sobre o livro
Por favor, entre desse link e divulgue essa realidade da ditadura militar que persiste ainda na atualidade: http://blogdobourdoukan.blogspot.com.br/2012/08/leiam-toda-carta-e-comissao-da-verdade.html