sábado, setembro 21, 2024
InícioDestaqueVideoentrevista: Altamiro Borges, do Itararé

Videoentrevista: Altamiro Borges, do Itararé

Altamiro Borges é o tipo do jornalista que foge ao padrão global da notícia-espetáculo. Concentra-se no esforço de informar, ouvindo não apenas um lado mas duas ou três versões do fato. Nesta entrevista a FC Leite Filho, do Café na Política, ele diz, por exemplo, que a entrevista do Jornal Nacional com a candidata e presidenta Dilma Rousseff está mais para o interrogatório: “O William Bonner interrompeu 21 vezes. A Dilma, que já tinha experiência na tortura, conseguiu se sair bem”, comenta, ao criticar o tipo de informação de nossa maior rede de TV, que não leva em conta os mais comezinhos princípios do jornalismo de dar espaço igual ao entrevistador e entrevistado, além de tratamento respeitoso.

Mas o Café chamou Altamiro para ele falar do engajamento do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, nossa maior referência no plano da democratização da comunicação. Para começo de conversa, ele está convencido de que a presidenta não vai comprar essa briga na campanha, por uma razão de correlação de forças. Ele acredita, porém, que o governo não vai ter como fugir da questão, porque outros países, inclusive a Inglaterra, a ainda nave-mãe do capitalismo mundial, adotou uma lei de mídia que aplica multas duríssimas para o desvio da informação além de assegurar o direito de resposta na mesma proporção em que uma pessoa ou instituição tenha sido caluniada ou difamada.

Velho analista da cena mundial, o nosso Miro Borges, também militante sindical, adverte, porém, que o avanço da pluralidade de vozes não virar sem conflitos, porque, na sua opinião, o problema está vinculado à sustentação do atual sistema de dominação liderado pelos Estados Unidos. Haverá ainda muitas guerras, diz ele, ao apontar a situação da Ucrânia como uma delas.
Por esta razão, ele diz que o O Barão de Itararé está intensificando suas atividades com a realização de cursos de formação, seminários e encontros, como os quatro nacionais de blogueiros realizados nos últimos anos. O centro ainda planeja para o primeiro semestre de 2015 um evento latino-americano de blogueiros e ativistas digitais da América Latina, sempre com o tema de estudar e impulsionar formas de comunicação alternativas.
Finalmente, Altamiro fala nesta entrevista ao Café na Política de seu livro Ditadura da Mídia, que já se tornou uma referência nacional e de outros editados pelo Itararé, como o de uma parceria de Felipe Bianchi com o próprio Miro, Blogueiros Uni-vos, apresentando entrevistas com 70 atuantes da chamada blogoesfera. Outro obra incentivada pelo centro é Direito à Comunicação, do professor Venício A. Lima, apresentando a íntegra e análise de várias leis midiáticas, como as da Argentina e da Inglaterra..

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola