(Publicado originalmente em Seg, 13 de Julho de 2009 13:51)
Por FC Leite Filho – Twitter
Já falamos disso aqui no blog. Mas, como o Google acaba de fazer mais um de seus anúncios bomba, o Chrome OS, seu sistema operacional para se contrapor ao Windows, me ocorreu oferecer mais umas dicas sobre a computação nas nuvens (do inglês cloud computing). O que é isso? É a simples habilidade de você não mais precisar de ter programas instalados no computador para, digamos, fazer um texto, retocar ou diminuir uma foto, fazer apresentação em powerpoint, fazer tabelas e gráficos ou acessar ao dicionário. Já está tudo nas nuvens, ou seja, na internet. Nada de comprar programas caros ou se expor aos riscos da pirataria. Tudo que você tem de fazer é acessar aos sites em que estes programas estão prontinhos para serem acionados – Zoho Docs, Google Docs, Pixlr, Aulete Digital etc.
Até aí nada de novo, ou de muito novo, porque já o havíamos comentado em posts anteriores. A novidade, desta vez, é o Chrome OS, o sistema operacional que, promete o Google, virá gratuito (O Windows, da Microsoft está numa faixa de 500 reais, quase a metade de um netbook). Ele também viria mais leve, mais rápido e voltado inteiramente para as nuvens, ou seja, para a internet. Claro que ele, localmente, isto é, dentro do seu aparelho, vai ter de controlar teclado, monitor, cd, dvd, etc, mas o resto será tudo nas nuvens.
A vantagem desta modalidade é que, primeiro, torna o programa operacional menos pesado, pois não terá que gerenciar aplicações locais específicas como o Word, o Excel, o Photoshop, que requerem muita memória e mais tempo para serem acionados. Segundo, porque, sendo dedicado à internet e sem o histórico e passivo dos sistemas operacionais antigos, incluindo aqui o Windows, inclusive o novo Windows 7, pode oferecer uma navegação mais tranquila e inteligente, além de mais rápida, é evidente.
P. S. Quando tinha acabado de fazer este post, vejo esta notícia no Link, do Estadão: “MS Office migra, de graça, para a WEB, em 2010. Clique aqui para ver o texto.
Mais detalhes:
Reportagem do Link sobre o Chromo OS
Entrevista com o autor do Free (tudo será de graça da rede)