(Publicado originalmente em Ter, 21 de Outubro de 2008 21:00)
Há tempos que a indústria está apostando no barateamento e sofisticação tecnológica dos laptops (computadores portáteis), contrapondo-se ao desktop (os de mesa). Depois veio a conexão 3G, ou Terceira Geração, que, apesar de ainda um tanto instável e muita cara (R$ 100,00 ao mês), assegura razoável acesso à internet de onde se estiver – no banco da praça, na sala de aula, no escritório, na livraria ou no café.
Agora, são as empresas de laptops que fazem um arrastão para tornar ainda mais vantajosa a sua aquisição no mercado. Como certas ofertas poderão ficar abaixo do preço de um desktop, quem vai querer optar por este que, diante da comodidade proporcionada por um lap, fica parecendo um trambolho, pois, com vídeo CPU e teclado, equivale a bem 10 vezes o tamanho e o peso de um portátil?
Segundo matéria no caderno de tecnologia Link, Estadão, “os fabricantes de computadores pessoais estão fazendo uma aposta em que a popularidade dos laptops baratos e portáteis em meio a uma desaceleração econômica sirva para compensar qualquer negócio roubado de suas operações tradicionais com laptops”.
“Esses pequenos computadores, conhecidos como netbooks, já estão tentando os consumidores desprovidos de dinheiro a abandonar os computadores de mesa e laptops dotados de funções plenas e, à medida que o mercado cresce, a canibalização se tornou o grande elefante branco na sala, que ninguém deseja discutir.(Continua..)
Veja também
Apple anuncia nova linha de laps
Detalhes das novidades Apple (em inglês)