Numa dura resposta ao premier britânico, David Cameron, que se recusa a dialogar sobre a soberania das Malvinas, que os ingleses teimam em manter como protetorado, apesar dos direitos de Buenos Aires sobre aquelas ilhas, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, disse quea Inglaterra é uma “potência colonial grosseira e decadente” .
Quase 30 anos depois de os países se enfrentarem em uma guerra de 10 semanas pelas ilhas no oceano Atlântico, o arquipélago segue sendo um forte símbolo nacional na Argentina, e Cristina tem muitas vezes reiterado a reivindicação do país por sua soberania.
“No século 21, (a Grã-Bretanha) continua sendo uma potência colonial grosseira em decadência porque o colonialismo é algo antigo, além de injusto”, disse Cristina, que busca sua reeleição em outubro. Os ingleses alegam que apenas vão negociar a soberania das ilhas se os moradores do território desejarem.
“Enquanto as ilhas Malvinas quiserem ser território soberano britânico, vão permanecer território soberano britânico, ponto final”, disse na quarta-feira o primeiro-ministro David Cameron, em resposta a uma pergunta no Parlamento. Cristina rechaçou os comentários de Cameron, qualificando-os como “um gesto de mediocridade e quase de estupidez”.
Cristina endurece com Cameron e chama a Inglaterra de decadente
RELATED ARTICLES