sábado, setembro 21, 2024
InícioMídiaDepois da Telesur, é a vez da Rádio do Sul

Depois da Telesur, é a vez da Rádio do Sul

A Venezuela levou ontem ao ar a Rádio do Sul (Radio del Sur), uma nova ofensiva de comunicação que complementa a Telesul (Telesur), a rede multi-estatal de televisão, de alta qualidade, que já faz frente aos sinais da CNN, BBC, Fox News e outras megaredes de TV das grandes potências na América Latina. Em agosto de 2009, também foi lançado o jornal “El Correo del Orinoco”, que é distribuído nas bancas e escolas de todo o país.

Num programa radiofônico, do qual participaram a presidente da Argentina, Cristina Kirchner que levou as Abuelas de Mayo, e os da Bolívia, Evo Morales, e da Nicarágua, Daniel Ortega, o presidente Chávez definiu o propósito do novo veículo, que já parte com 100 rádios afiliadas em todo o subcontinente: “buscar resgatar a história e a união da América, do Caribe e dos países do sul do mundo”. Particularmente entusiasmada com o evento estava a presidente Cristina Kirchner.

É que ela também conta inaugurar em breve um amplo sistema de comunicação na Argentina, com que pretende enfrentar a campanha desestabilizadora conduzida pelo Gruo Clarin (jornal, TV, rádio e internet) e La Nación (jornal e rádio) contra seu governo. Tal sistema, inspirado no eficiente modelo venezuelano, englobaria vários canais abertos e a cabo específicos de TV e rádio, sendo que um de só notícias, e outros de esportes, novelas, educação, música etc.

Por sua vez, a Rádio do Sul, que ostenta um vistoso portal na internet (http://laradiodelsur.com) com videos, podcasts, fotos e textos atualizados a cada minuto, além da transmissão ao vivo do sinal, como o faz os da CNN e BBC, conta como afiliadas as Rádios Nacionais da Argentina, Uruguai, Brasil, Bolívia, Paraguai, Equador, venezuela, e emissoras alternativas da Colômbia, Peru e Chile. Seu lema: “un eco desde lo profundo de los pueblos”.

O presidente da Venezuela insistiu que a Rádio do Sul “é um projeto emblemático”, pois anteriormente, explicou, “a burguesia se apropriou e se adonou do maior especro do continente”, quando se sabe que este espectro radioelétrico é propriedade pública: “É por isso, disse, que eles “defendem com garra esse espaço, pois visam bombardear os povos com antivalores, abusando de sua credibilidade”.

A inauguração da Rarádio deu o ponta pé nos festejos comemorativos do Bicentenário da Independência da Vezuela, que prevêm uma série de grandes eventos naquele país durante todo o ano de 2010. Na sua fala inaugural, Hugo Chávez pediu a atenção para a criação da Comunidade dos Estados Americanos e Caribenhos, a Celac, na reunião de 22 e 23 de fevereio, em Cancún, no México. Lembrou a propósito a viagem da secretária de estado norte-americana Hillary Clinton a diversos países da América Latina: “Se se trata de de desunir ou sabotaar o novo organismo, (ela) vai fracassar”. E citou a propósito Noam Chomsky, linguista, filósofo e analista político estadunidense, para quem existem duas suprpotências mundiais: os Estados Unidos e a opinião p[ública mundial”, para arrematar: “O imperialismo tem medo da opinião pública, da verdade, que o povo saiba da verdade”.

Veja também:

Espaço integrador (em espanhol)

Entrevista com Beto Almeida, da Telesur  (vídeo no Youtube)

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola