quarta-feira, novembro 13, 2024
InícioMídiaJornalista denuncia matéria da EBC contra Dilma e Lula

Jornalista denuncia matéria da EBC contra Dilma e Lula

O jornalista independente e tradutor Iraê Sassi enviou carta à Ouvidoria da Empresa Brasileira de Comunicação, EBC, pertencente ao governo federal, denunciando matéria parcializada divulgada pela Rádio Nacional, também governamental, sobre a viagem da presidenta Dilma para solidarizar-se com o ex-presidente Lula:

“Nesta foi apresentada somente a versão dos críticos e inimigos do ex-presidente e partidários do impeachment da Presidenta, com entrevista a dois notórios expoentes da oposição, um dos que me lembro foi notório oligarca Caiado, em que fazem cáusticos comentários sem qualquer fundamento, insultando tanto a Presidenta quanto o próprio Lula”.

“ERA OBRIGATÓRIO NAS CIRCUNSTÂNCIAS PELO MENOS OUVIR AS DUAS PARTES, em igual proporção”, afirma o jornalista, lembrando que a EBC foi criada pelo Presidente Lula para oferecer aos brasileiros um espaço de verdadeira informação e independência jornalística, com critérios profissionais rigorosos”.

É a seginte, na íntegra, a carta do jornalista Iraê Sassi:

“Prezados Senhores:

com indignação, ouvi ontem no Repórter Brasil das 7 da manhã, matéria de abertura do repórter Vítor Pereira (creio ser este o nome) sobre a viagem da Presidenta Dilma a São Paulo para prestar solidariedade ao ex-Presidente Lula. Nesta foi apresentada somente a versão dos críticos e inimigos do ex-presidente e partidários do impeachment da Presidenta, com entrevista a dois notórios expoentes da oposição, um dos que me lembro foi notório oligarca Caiado, em que fazem cáusticos comentários sem qualquer fundamento, insultando tanto a Presidenta quanto o próprio Lula.

ERA OBRIGATÓRIO NAS CIRCUNSTÂNCIAS PELO MENOS OUVIR AS DUAS PARTES, em igual proporção. Lembro que a EBC foi criada pelo Presidente Lula para oferecer aos brasileiros um espaço de verdadeira informação e independência jornalística, com critérios profissionais rigorosos.

Não é preciso dizer que hoje vivemos no país uma ditadura midiática em que os monopólios privados da mídia e suas famílias agem de modo inconstitucional e ilegal, manipulando a opinião pública, desinformando, caluniando sem possibilidade de defesa, sem qualquer “par conditio”, sem contraditório, e pior, agindo como partidos políticos com o privilégio de dispor de tempo integral de transmissão, mobilizando e conclamando as praças, cobrindo e amplificando as manifestações opositoras, interferindo em investigações judiciais e pressionando o judiciário pelo escândalo e pelo denuncismo, divulgando vazamentos ilegais e seletivos que nada têm a ver com a ética jornalística nem muito menos com a atuação imparcial da justiça, verdadeiros linchamentos públicos que jamais serão apagados da memória popular, reiterados e repetidos “ad nauseum” em todos os horários e veículos, num verdadeiro processo desestabilizador e de terrorismo midiático, provocando divisão e ódio no país, que está sendo conduzido, sem possibilidade de reação, à guerra civil e aos enfrentamentos sanguinários que levaram ao caos países como a Líbia e a Síria.

É isso que queremos para o Brasil? A EBC vai entrar nesta onda crescente, incontrolável, de histeria e mentiras? Ou vai fazer o contraponto e mostrar e lembrar aos brasileiros que “outra mídia é possível”, seguindo os ditados constitucionais desde sempre desrespeitados?

Devo dizer que nem todo o trabalho da EBC em outros meios tem sido assim, esta é uma denúncia pontual, mas devo dizer que vivemos num momento histórico traumático, terrível para o futuro dos brasileiros, e que a EBC pode ser a última esperança de que possa existir uma imprensa pública imparcial, magnânima com a variedade de opiniões, informadora e formadora, que faça o verdadeiro debate sobre o que está em jogo no Brasil, o seu futuro, e não cair na esparrela do justicialismo fácil e do linchamento midiático, que nada de bom vai trazer ao país, senão ódio secular, mortes e desagregação.

MAIS QUE NUNCA O TRABALHO DOS BONS JORNALISTAS É REQUERIDO, quando as equipes da Globo, Bandeirantes, Record, arvoram-se em juízes, fazem comentários, chacotas, reprovações ou aprovações ao que lhes parece, em qualquer momento e circunstância, sobre qualquer tema que se lhes pareça, sem pudor, tal como Gurus, tal como torcidas organizadas, tal como pregadores e pastores, com advertências, ameaças, chamados, como se Deuses fossem!!!

Tudo isso junto com o enorme poder de fogo da dramaturgia sapientemente (ou sadicamente) utilizada, das imagens, da tempestividade do seu enorme exército de funcionários e aparato quase militar de retransmissores, helicópteros, jatinhos, recursos infinitos, aliados às forças obscuras da Polícia Federal e do aparato judiciário, violando todas as regras do bom jornalismo, da decência pública e para fins inconfessáveis.

O dano que um meio de informação usado com malignidade pode fazer pode ser irreparável. Nós cidadãos não temos como controlar todo este fluxo enorme e onipresente de calúnias e agressões, entrando nas nossas casas, nas imagens, nos nossos ouvidos, nas nossas casas e desagregando famílias, deformando os nossos filhos, neste mundo midiático sufocante.

A EBC pode entrar para a história “falando da mídia”, como ela é, e enfrentando com coragem o que as pessoas SEQUER PERCEBEM COMO PROBLEMA, salvo alguns iluminados e militantes da comunicação democrática. Porque da novela ao esporte, do seriado ao entretenimento, a mídia comercial forma um todo que absorve consciências, costumes, visão de mundo, em suma, o imaginário já está capturado pela natureza totalizante da mídia, e se se agrega a isso o fator da MANIPULAÇÃO POLÍTICA, estamos perdidos,estamos NO FASCISMO, ESTAMOS NUMA IMENSA “MATRIX” sem que ninguém perceba o que está ocorrendo.

Sei que o tema acima é mais abrangente, mas o “detalhe” de um noticiário que comete um erro permite entrever um “todo” que arrisca derrubar o trabalho de todos os bons profissionais que constituem a EBC e o seu justo lugar na história da boa informação neste país. Atenciosamente, Iraê Sassi”.

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola