segunda-feira, novembro 11, 2024
InícioAmérica LatinaMídia tenta implodir reunião de presidentes progressistas em Cuba

Mídia tenta implodir reunião de presidentes progressistas em Cuba

A mídia hegemônica, através de seus vários tentáculos no continente e no mundo, vem tentando implodir a reunião dos 32 chefes de Estado latino-americanos filiados à CELAC (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos), marcada para os dias 28 e 29 deste mês de janeiro, em Havana, conforme denunciou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para quem, “a manobra vai fracassar”. A CELAC, é uma entidade fundada pelo presidente Hugo Chávez, em 2010, na cidade de Playa Del Carmen, no México, com a colaboração decidida dos presidentes Dilma Rousseff e o ex Lula da Silva, Cristina Kirchner, Evo Morales, Rafael Correa, Sebastián Piñera, Daniel Ortega e do mexicano Felipe Calderón. Seu primeiro propósito: estabelecer uma agenda energética comum na região. A CELAC foi inicialmente presidida por Sebastião Piñera, do Chile, cargo que passou  recentemente ao cubano Raul Castro.

A cúpula da CELAC vai coincidir com a reinaugração, tendo como ponto alto a presença de todos os chefes de Estado, do Porto de Mariel, em Havana, totalmente reformulado, com a ajuda financeira e tecnológica do Brasil, à frente a empresa Odebrecht. Pretendendo se transformar num dos maiores centros portuários do Caribe, o Mariel transformou-se no novo cartão postal e símbolo da revitalização econômica que Cuba vem empreendendo nos últimos anos. Como a obra representa um marco do vigor da nova integração latino-americana, desencadeada por Chávez, Lula e Kirchner, no início do novo século, e por contrariar incrustados interesses de multinacionais  americanas e europeias, antes habituadas com a exclusividade dos contratos, passou a ser objeto de sórdida campanha dos meios de comunicação, principais porta-vozes dessas empresas. Outro encontro importante se dará, em seguida, no dia 31, em Caracas, quando os chefes de Estado do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (que volta a reintegrar-se ao grupo depois de expulso por causa do golpe de estado de 2012), vão definir as novas bases de atuação do Mercosul, fundadas na irmandade e integração latino-americana. Na ocasião, o presidente Nicolás Maudro, passará a presidência temporária (de seis meses) da entidade para a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner.

Na edição desta semana a revista brasileira Veja, esta mesma uma transnacional, com sólida participação (30%) em seu capital acionário do grupo multimídia Naspers, da África do Sul, este, não por acaso um, dos esteios do antigo apartheid, desanca a ajuda brasileira a Cuba, afirmando: “O descalabro é obra de Lula. Foi no governo dele, em 2008, que o BNDES decidiu financiar 71% do orçamento da construção do porto. Para entendermos o senso de prioridade do governo do PT, o BNDES emprestou aos cubanos três vezes mais do que destinou às melhorias e ampliações do Porto de Suape desde sua inauguração, em 1983”. Fiel à postura segregacionista de sua matriz sulafricana Nasper, a Veja ainda condenou, desta vez em seu editorial, o governo brasileiro por perdoar dívidas dos países pobres da África: “No ano passado”, exemplifica a revista dirigida no Brasil pelo Grupo Victor Civita, Brasília perdoou a dívida de Congo-Brazzaville, Sudão e Guiné Equatorial… Por decisão de Dilma Rousseff, cada brasileiro teve de fazer uma doação compulsória de 9,50 reais”.

Denúncia de Maduro – Em pronunciamento no sábado, 04/01/14, o presidente Nicolás Maduro denunciou que “o império pretende intrigar os governos irmãos para desunir os países do continente antes da próxima cúpula da CELAC. Sabemos que há conspirações para criar problemas entre os nossos governos. O império norte-americano está se movendo na base de intrigas. Por isso, queremos denunciar: querem intrigar nossos governos, mas vão fracassar”. Na ocasião, Maduro confirmou a cúpula, antes marcada para 17 de janeiro, do Mercado Comum do Sul (Mercosul) para o dia 31 de janeiro, ao que se informou, a pedido da presidenta Cristina Kirchner, por questões de agenda. O presidente venezuelano disseque o Mercosul “buscará avançar na construção da nova agenda do desenvolvimento, união e prosperidade regional”.

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola