sábado, setembro 21, 2024
InícioVideosCafe na TV: AntigosAkopov: Rússia está ressurgindo e se concentrando

Akopov: Rússia está ressurgindo e se concentrando

O embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, recebeu a equipe do cafenapolitica.com.br e da TV Cidade Livre de Brasília, para falar da nova Rússia que está surgindo no mundo e cujo papel no cenário mundial se reflete em articulações diplomáticas que já evitou, mediante ação pessoal do presidente Vladimir Putin, pelo menos duas invasões militares  norte-americanas: na Síria e no Irã: “A Rússia não acabou. Está ressurgindo e concentrando forças para um salto para a frente”, disse Akpovov aos jornalistas FC Leite Filho e a Beto Almeida, destacando, porém que “sempre atuando dentro do princípio internacional de não intervenção e levando em conta a um novo sistema multipolar de governança mundial”.

Sergey Akopov, que também comentou os incidentes na Ucrânia, os BRICS, grupos de países reunindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que vai fazer sua próxima reunião de cúpula em Brasília, no mês de julho, o acordo de cooperação militar, Brasil e Rússia, do papel da CELAC e, logicamente, os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, promovidos pela Rússia e que estariam sendo acompanhados por cerca de três bilhões de telespectadores e internautas no mundo inteiro.
______
Entrevista coletiva do presidente Vladimir Putin, em 04/03/2014

——

Veja também:
Sochi, Ucrânia, Síria, Telegram: Putin não está prosa
Putin refaz mídia estatal russa de olho na rt.com

Para ele, “um só país ou uma raça” não pode resolver todos os problemas da humanidade. “Nós já vimos isso antes da II Guerra Mundial e deu no que deu”. Daí a importância dos novos focos de poder, econômico, cultural e  político que estão surgindo no mundo. Akopov incluiu entre esses focos os BRICs e a CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), além da cooperação russo-chinesa: “Aqui, o mais importante é o respeito absoluto às normas e princípios do direito internacional de não intervenção. Sem isso, não é possível manter uma paz verdadeira no planeta”.

Na entrevista Akopov foi indagado da denúncia do politólogo brasileiro residente na Alemanha Luiz Alberto Moniz Bandeira de que ONGs financiadas pelos Estados Unidos estivessem atuando visando à desestabilização da Ucrânia e da carta do presidente Putin chamando a atenção para a inviabilidade de aplicação do conceito do que chama o “excepcionalismo norte-americano”. Akopov respondeu ser “estranho que representantes dos Estados Unidos e da Europa, que falam e exigem a não intervenção na Ucrânia, encontrem-se abertamente imiscuindo-se nos assuntos internos, inclusive participando pessoalmente das manifestações, na Praça da Independência, em Kiev”. Ressaltou então que a grande prioridade no caso ucraniano é o respeito à não intervenção.

Finalmente, o embaixador russo falou sobre a cooperação do Brasil com seu país, que já redundou nas visitas dos presidentes Sarney, Lula e Dilma a Moscou e dos presidentes Putin e Dimitry Medvedev, que  resultaram em acordos cooperação tecnológica, inclusive para produção, desenho e desenvolvimento na área militar, científica e espacial. Sobre o acordo para aquisição de um sistema de defesa de mísseis antiaéreos, por parte do Brasil, disse estar seguro do início de uma grande cooperação que, no futuro, certamente, vai abarcar outras áreas.

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola