(Transmitida pela TV Cidade Livre, Canal 8 da NET, é reproduzida, às segundas, às sete da manhã, às quartas, às 19:30, e às quintas, às 13 horas)
1a. parte – O embaixador do Equador no Brasil, Horácio Sevilla Borja, chegou ao Brassil, num momento em que as relações entre os dois países estavam muito tensas, por causa do affair envolvendo a Odebrecht.
Chamado da Alemanha, onde chefiava a delegação equatoriana havia quatro anos, e tendo funcionado na ONU e no Peru, Sevilla é um velho amigo do Brasil, onde conviveu com Leonel Brizola, Dom Helder Câmara e outros líderes do movimento em favor da anistia, em 1979. Há dois anos no cargo, ele acha que os problemas estão superados e todo mundo agora só pensa na integração e na unidade latino-americana, que considera ter experimentado grande avanço em 2011. Ele também fala da visita que o presidente do Irã fez a seu país, depois de ter passado pela Venezuela, Nicarágua e Cuba. País produtor de petróleo, o Equador, que já foi membro da Opep, avança agora para ingressar como membro pleno no Mercosul, outro tema abordado nesta entrevista.
2a. parte