Transmitido pela TV Cidade Livre de Brasília, Canal 8 da NET (só no DF), às segundas, às 7 da manhã, às quartas, às 19:30, e às quintas, às 13 horas
O jornalista Luiz Cláudio Cunha, um dos maiores experts em crimes políticos, desde que flagrou um sequestro da Operação Condor, em Porto Alegre, fala ao Café na Política da sua experiência de mais de 30 anos. Um dos convidados, entre outros da América Latina e dos Estados Unidos, do seminário realizado na semana passada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados sobre o tema, também comenta a realidade dos chamados golpes brandos ou golpes de quarta geração, como os de Honduras e do Paraguai, e conclui que, felizmente, ditaduras como aquelas dos anos 60 e 80 deixaram de existir.
2a. parte
Seu diagnóstico é de que quase todo o sub-continente encontra-se hoje governado por presidentes legitimamente eleitos, ainda que de corte político controverso, o que é o reverso daqueles anos, em que a América Latina vivia sob o tacão do discricionarismo militar e empresarial. Ele também comentou seu livro “Operação Condor – O Sequestro dos Uruguaios”, vencedor de prêmios como o Jabuti, o Wladimir Herzog e o da Casa de las Américas, de Havana.