O célebre jornalista investigativo, que descobriu muitos podres da ditadura e do neoliberalismo, José Carlos Assis, está viajando pelo país, para lançar seu 22o. livro – “Os Sete Mandamentos do Jornalismo Investigativo”. Neste livro, ele denuncia que o jornalismo sensacionalista da mídia hegemônica, principalmente da TV, dos jornalões e das revistas noticiosas, está desmoralizando as instituições republicanas para apropriar-se mais facilmente dos bens do Estado, como a Petrobrás e outros setores mais rentáveis. Nesta entrevista a FC Leite Filho, do Café na Política, transmitido no Youtube e pela TV Cidade Livre de Brasília, Canal 12 da NET (só DGF), Assis adverte que se enganam aqueles para quem a aprovação do impeachment vai ser um simples passeio: “O Temer, se assumir”, diz ele, “vai rachar o Brasil, na base de um convulsão social”.
Para o jornalista, economista e professor universitário J. C. Assis, a nação vive hoje um processo de derretimento das instituições, que só tende a se agravar com a derrocada do atual mandato presidencial. Viveríamos algo como ocorreu depois da morte de Getúlio Vargas, em 1954. Como se recorda, Getúlio suicidou-se, pressionado por este mesmo tipo de denuncismo midiático, que acabou propiciando a usurpação do poder pelo Vice-Presidente Café Filho, o qual, por sua vez, foi deposto pouco mais de um ano depois de ter assumido, por por um movimento cívico-militar democrático, liderado pelo Marechal Henrique Lott, para recuperar a legalidade usurpada, .
(Horários fixos do Café na Política na TV Cidade Livre de brasília, Canal 12 da NET (só DF): segunda-feira às 7 horas, quarta às 21:30, quinta às 13, sábado às 19, e domingo às 9.)