quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioAmérica LatinaDois grandes eventos: chegada da Fragata e homenagem a Chávez

Dois grandes eventos: chegada da Fragata e homenagem a Chávez

Por FC Leite Filho
Autor do livro Quem tem medo de Hugo Chavez?
Duas mega-demonstrações populares marcam a consolidação das políticas sociais e de unidade dos presidentes progressistas latino-americanos: a chegada amanhã (09/01/13) ao balneário Mar Del Plata da fragata Libertad, que passou mais de um mês retida, em Gana, na África, por ordem dos fundos especulativos dos Estados Unidos, como forma de desmoralizar a presidenta Cristina Kirchner, e libertada por ordem do Tribunal do Mar;  seus 74 marinheiros e oficiais serão recebidos como heróis, por mais de 150 barcos e um show comandado por Cristina; e a concentração, quinta-feira (10/01/13), em Caracas, para repelir as novas tentativas de golpe contra o presidente Hugo Chávez, que, mesmo do leito hospitalar, em Havana, inicia seu terceiro período presidencial, que vai de 2013 a 2019. O candidato derrotado da oposição venezuelana, Henrique Capriles, pediu que os presidentes rejeitassem a manifestação, no que logicamente não foi ouvido, enquanto seus correligionários pediam a intervenção dos militares e uma greve geral, a partir de tuites despachados de Miami e outras praças do grande capital.

Veja também:

Argentina: lições de como manipular a verdade, por Eric Nepomuceno

Ambos eventos ocorrem quando as grandes corporações transnacionais e seus associados locais,junto com o aparato de mídia, intensificam sua campanha difamatória, utilizando massivamente jornais, televisão, rádio e as redes sociais da internet, com o fim de provocar levantes e derrocar seus governos. Isolados da população e seus governos, cuja maioria, inclusive do Brasil, Argentina, Cuba, Uruguai, Bolívia, Equador, Nicarágua e outros, já anunciaram sua presença e respaldo no ato pró-Chávez, esses setores, tradicionalmente vinculados aos golpes militares mais  truculentos que ensanguentaram a América Latina nas últimas décadas, agarram-se à guerrilha de boatos e intrigas, que vão se revelando cada vez mais ridículos e desacreditados. De nada adiantaram seus factoides nem a ajuda de instrumentos do nazismo e do fascismo, como o jornal ABC, ,da Espanha, o Clarín e La Nación, da Argentina, a Globovisión, da Venezuela e a revista Veja, do Brasil, além logicamente dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, à frente a CIA, no desespero de derrocar Hugo Chávez e Cristina Kirchner, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, José Mujica, Evo Morález, Rafael Correa e Daniel Ortega.

Esses presidentes continuam cada vez mais seguros e contando com o respaldo de seu povo, como demonstraram as recentes eleições, na Argentina, quando Cristina Kirchner foi reeleita com 54% (a candidata do grupo Clarín, a deputada Elisa Carrió só conseguiu 1% dos votos) , quando as pesquisas do establishment, chegaram a situá-la como tendo somente 19% de aprovação governamental; de Hugo Chávez, com 55%, sendo que majoritário em 21 dos 23 estados da federação. Mais recentemente, em 16 de de dezembro último e com todos os boatos sobre a doença presidencial, o bolivarianismo foi vencedor em 20 dos 23 estados, arrebatando da oposição  cinco unidades importantes, como Zulia e Carabobo. No Brasil, a coalizão governamental quase varreu do mapa o PSD e o Democratas, ligados à direita e ao império midiático, sob a liderança do PT, que, mesmo debaixo da maior perseguição jornalística e judiciária, fez a maioria dos votos e das prefeituras, inclusive a de São Paulo, a maior cidade da América Latina e antes baluarte dos pessedebistas. Os tempos, decididamente são outros, porque, como diz Hugo Chávez, a política a passou a ser feita pelo povo organizado en la calle.

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola