Moniz Bandeira explica A Desordem Mundial

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O Café na Política traz para entrevistar na edição desta semana o politólogo brasileiro radicado na Alemanha, Moniz Bandeira. Ele lançou recentemente A Desordem Mundial, livro de mais de 600 páginas. Nele se vê flagrada, com farta documentação, toda a trama internacional que levou às guerras e ao morticínio na Síria, Líbia e Iraque, e por tabela, apeou os governos populares e democráticos do Brasil, Argentina, Paraguai, Honduras

1 COMENTÁRIO

  1. REALMENTE O MUNDO VIVE UMA DESORDEM MUNDIAL MUITO PARECIDA COM A PRIMEIAR E A SEGUNDA CRISE MUNDIAL DO PETRÓLEO QUE LEVOU O PREÇO DO BARRIL DO PETRÓLEO EXPLODIR DE 2 DÓLARES O BARRIL PARA 14 DÓLARES O BARRIL E NOVA EXPLOSÃO EM 1979 DE 14 PARA 50 DÓLARES, O MUNDO VIVEU NA DÉCADA DE 1980 A MAIOR CRISE FINANCEIRA DA HISTÓRIA E ATÉ A PERESTOROYKA NA RÚSSIA EM 1983 A 1986 NO “DUMPING DO PETRÓLEO”
    A CRISE ATUAL DO PETRÓLEO, INICIADA NA GUERRA DO PETRÓLEO NO IRAQUE (A FEROZ BATALHA JUSTIFICADA PELOS ATAQUES PLANEJADOS AO TWC, E DEPOIS A INVASÃO DAQUELA PAÍS PELAS NAÇÕES MAIORES CONSUMIDORAS DE PETRÓLEO DO PLANETA EU/UK NA LUTA POSSE DO ÓLEO DO CAMPO DE MAJNOON) É MUITO MAIS GRAVE POIS O PETRÓLEO ESTÁ DESDE OS ANOS 1990 MUITO ESCASSO NO PLANETA, MAIS DE 80% DOS CAMPOS PETROLÍFEROS DO MUNDO ESTÃO EM FORTE E ACELERADO DECLÍNIO NA PRODUÇÃOI, ISTO TORNA ALVOS PRINCIAPIS AS “RECENTES DESCOBERTAS ULTRA-GIGANTES COMO O CAMPO DE GOLAR NA SÍRIA, O DE CAHTELARAB NA LÍBIA E TURQUIA, OS POLIDUTOS DA SÍRIA PARA A EUROPA E AS RECENTES DESCOBERTAS DE CAMPOS ULTRA-GIGANTES NA AMÉRICA LATINA (PRESAL E MARACAIBO SUL) MOTIVANDO FEROZES GUERRAS E “GOLPES PARLAMENTARES E JUDICIÁRIOS ORQUESTRADOS” PARA OBTER O LUCRO FÁCIL E APOSSE DO OURO NEGRO NOS PAÍSES DETENTORES DE ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E GÁS EM “DESCOBERTAS RECENTES”
    O BRASIL DUMPEOU PREÇOS DE DERIVADOS ENTRE 2009 E 2014 PARA CONTROLAR ARTIFICIALMENTE A INFLAÇÃO: PREJUÍZOS DE 18 BILHÕES DE REAIS POR ANO COM DIESEL IMPORTADO A R$5,40 (DIESEL EUROPEU INCLUINDO A TAXA DE IMPORTAÇÃO: O IOF) FOI VENDIDO NO BRASIL PELA METADE DO PREÇO DE COMPRA NO BRASIL A R$2,50 ENTRE 2010 E 2014.
    REALMENTE EM 2009 OS PREÇOS DOS DERIVADOS GASOLINA E DIESEL FORAM “CONGELADOS NA BAIXA” POR SEIS ANOS CONSECUTIVOS, GEROU ENORMES PREJUÍZOS COM A IMPORTAÇÃO DE DIESEL NOS PERÍODOS DE SAFRA (MAIO A SETEMBRO), O DIESEL COMPRADO A CINCO REAIS NA EUROPA ERA VENDIDO PELA PETROBRAS A DOIS REAIS E CINQUENTA CENTAVOS, ESSA AÇÃO POLÍTICA GEROU UM DÉFICIT ANUAL DE 18 BILHÕES DE REAIS POR ANO PARA A PETROBRAS (CONTROLE ARTIFICIAL DA INFLAÇÃO), O DIESEL ERA VENDIDO PELA METADE DO PREÇO IMPORTADO NO PERÍODO DA SAFRA.
    ESSA IMPORTAÇÃO DE 70 MIL BARRIS A MAIS POR DIA NO PERÍODO DA SAFRA (MAIO A SETEMBRO) ACONTECEU PORQUE AS FERROVIAS BRASILEIRAS FORAM SUCATEADAS NOS ANOS 1980 E 1990, E O TRANSPORTE RODOVIÁRIO É 20 VEZES MENOS EFICIENTE QUE O FERROVIÁRIO. PARA EXPORTAR 160 MILHÕES DE TONELADAS DE PRODUTOS AGRÍCOLAS NO PERÍODO DA SAFRA (MAIO A SETEMBRO) O CONSUMO DE DIESEL NO BRASIL, COM UMA MATRIZ QUASE INTEGRALMENTE RODOVIÁRIA, DE BAIXA EFICIÊNCIA, O CONSUMO DIÁRIO DE DIESEL DOBRA NO PERIODOS DE SAFRA, SE NÃO TIVESSE SUCATEADOS AS FERROVIAS AS REFINARIAS SUPREM O CONSUMO ATÉ NOS PERIODOS DA SAFRA.
    ENTRETANTO EXISTE UMA ENORME DESINFORMAÇÃO SOBRE ESSE ASSUNTO DESDE A PRIMEIRA CRISE MUNDIAL DE 1974 (OPEP):
    O BRASIL TEM OS IMPOSTOS MAIS ALTOS DO PLANETA: MÉDIA DE 40% PARA PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, 55% PARA AUTOMÓVEIS E 65% PARA OS COMBUSTÍVEIS.
    A carga tributária no Brasil subiu desde 1940 (média tributária era de 13%, treze por cento, para produtos agrícolas e industrializados) subiu para o patamar da média de 20% em 1970, para a média de 25% em 1980 e para a média de 40% nos dias atuais.
    Subindo de forma crescente, os impostos explodiram em 1995 essa “carga tributária média” foi triplicada em relação à média do início da industrialização, passando de 13% (1940) para a Média de 38% (1995) os brasileiros pagam uma das mais altas “médias tributárias do mundo”.
    É bom observar que essa é uma “média dos tributos pagos no país”, portanto, existem tributos que estão muito acima dessa média e outros um pouco abaixo como os alimentos da cesta básica. Os tributos que incidem sobre os produtos eletrodomésticos estão numa faixa mais elevada de 45% (quando você compra uma geladeira de R$ 1.200,00 você paga R$550,00 em impostos). Para os automóveis “montados no Brasil” essa taxa é a mais alta do planeta da ordem de 55% em impostos e as montadoras estrangeiras também nadam de braçadas, pois elas têm no Brasil os maiores lucros do planeta, elevando o preço final dos veículos “zero km” no Brasil para o “triplo” da média mundial. Notem que um carro brasileiro de padrão médio (Cruze LT, Honda Civic, Corolla, etc) que aqui no Brasil custa em torno de oitenta mil reais, esse mesmo carro brasileiro “zero km” vendido em Santiago do Chile ou em Montevideo, custa na faixa equivalente a vinte e cinco mil reais com nota fiscal e tudo mais.
    Em 1995 houve essa explosão da CARGA TRIBUTÁRIA, muitas TAXAS PÚBLICAS FORAM TRANSFORMADAS EM IMPOSTOS E CAIRAM NO CAIXA DO GOVERNO E NÃO MAIS NA “DESTINAÇÃO DE ORIGEM E NEM NA ATIVIDADE FIM”, POR EXEMPLO A TRU-TAXA RODOVIÁRIA ÚNICA QUE ERA DESTINADA A CONSERVAÇÃO DAS ESTRADAS EM 1995 FOI TRANSFORMADO NUM IMPOSTO O IPVA!!!O VALOR ARRECADADO MULTIPLICOU POR CEM!!A TRU ERA UM VALOR BAIXO E TINHA COMO DESTINO AS ESTRADAS, EM 1996 ELE VIOU IMPOSTO (IPVA) CEM VEZES MAIS CARO PASSOU A SER PROPORCIONAL AO VALOR DO CARRO, E SEU DESTINO FOI PARA O CAIXA DO GOVERNO E NÃO MAIS PARA AS ESTRADAS COM ERA A TRU-TAXA RODOVIÁRIA ÚNICA
    Isto se explica porque o custo final dos produtos industrializados no Brasil é tão elevado, para o automóvel o lucro das montadoras (20%) somado ao imposto mais caro do mundo (55%) eleva a margem para o triplo dos preços praticados nos países do mundo, aqui pagamos os mais altos impostos do mundo e os mais altos lucros para as multinacionais, incluindo os lucros estratosféricos das montadoras, que fazem a farra aqui no Brasil.
    Isto explica porque muitas montadoras do mundo tem uma enorme pressa em “investir em fábricas montadoras aqui no Brasil” e além disto, como são apenas “montadoras” elas trazem de suas matrizes os componentes de maior valor dos automóveis (caixas de câmbio, sistemas de transmissão, sistemas de freios, sistema de injeção e muitas vezes até os próprios motores, esses produtos de mais alto valor nos carros são importados com “PREÇOS SUPERFATURADOS” e as exportações Dops veículos que elas fabricam aqui são EXPORTADOS SUBAFATURADOS e dessa forma “remessas ilegais de lucros para suas matrizes e filiais no exterior”
    O IMPOSTO SOBRE A GASOLINA, GLP, DIESEL, E OUTROS COMBUSTÍVEIS NO BRASIL É A MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA DO MUNDO (CIDE+COFINS+IPI+ICMS) = 70%!!!
    ESSA MATRIZ DE PREÇOS SOBRE DOS DERIVADOS FOI CRIADA AINDA EM 1974, INICIADA DURANTE O GOVERNO MILITAR, NA ÉPOCA DA PRIMEIRA CRISE MUNDIAL DO PETRÓLEO CRIADA PELA OPEP, NO PERÍODO DO “RACIONAMENTO DA GASOLINA”: 1974-1980 (NESSE PERÍODO EXISTIU AINDA O “DEPÓSITO COMPULSÓRIO SOBRE A GASOLINA”, O GOVERNO SE APROPRIAVA DE 100% DO LITRO DA GASOLINA APLICADO SOBRE O PREÇO FINAL NA BOMBA (PAMSEM, SOBRE O VALOR INCLUINDO IMPOSTOS!), E ESSE “DEPÓSITO COMPULSÓRIO” NUNCA FOI DEVOLVIDO PELO GOVERNO!!! GEROU MILHARES DE AÇÕES QUE PRESCREVERAM ENTRE 1980 E 1990 ) E MESMO COM O FINAL DA “SEGUNDA CRISE MUNDIAL DO PETRÓLEO:1979-1986” ESSA MATRIZ DE PREÇOS CONTINUOU MUITO ELEVADA NO INÍCIO DOS ANOS 1980 COM UMA PESADA “CARGA DE SUBSÍDIOS” (INCIDIAM SOBRE O PREÇO DO LITRO DA GASOLINA OS SUBSÍDIOS PARA O ÁLCOOL PARA “FINANCIAR OS USINEIROS AMIGOS DO GOVERNO E DA FIESP, SOBRE O GLP-GÁS DE COZINHA E PASMEM ATÉ PARA SUBSIDIAR A “NAFTA PETROQUIMICA” PARA OS MEGA-EMPRESÁRIOS DO SETOR PETROQUÍMICO).
    O PREÇO FINAL DA GASOLINA FATURADA PELA PRODUTORA REFINADORA (PETROBRAS) É DE HUM REAL E VINTE CENTAVOS, CONFIRAM NOS SITES DO PROPRIO GOVERNO!!!E DETALHE MAIS IMPORTANTE: A PETROBRAS RECEBE (R$1,200) HUM REAL E VINTE CENTAVOS PELA “GASOLINA A”, OU SEJA, A GASOLINA PURA, AINDA NÃO MISTURADA AO ÁLCOOL. A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DESDE O INÍCIO DO “PRO-ALCOOL” EM 1982, OBRIGA E COM MUITA PROPRIEDADE, ADICIONAR 22% DE ÁCOOL NA GASOLINA, ISTO GERA UMA “REDUÇÃO NA POLUIÇÃO”, É UM FATO E LOUVÁVEL, MAS COMO ESSA MISTURA LEGAL DE “GASOLINA + ÁCOOL” É FETA NAS DISTRIBUIDORAS, OS LUCROS AUMENTAM MAIS AINDA PARA OS ATRAVESSADORES. O PREÇO DE REFINARIA FATURADO PELA PETROBRAS É DE R$1,20 HUM REAL E VINTE, FICANDO TRINTA CENTAVOS POR LITRO COMO “LUCRO DA DISTRIBUIDORA” O RESTANTE SOBRE O PREÇO FINAL NA BOMBA SÃO IMPOSTOS!!!

    OS POSTOS DA CIDADE DE SÃO PAULO CRIARAM O “DIA DA DESOBEDIÊNCIA CIVIL NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS”: NESSE DIA A GASOLINA É VENDIDA SEM IMPOSTOS A R$1.67 (HUM REAL E SESSENTA E SETE CENTAVOS), OU SEJA, SÓ COBRAM O LUCRO DO DISTRIBUIDOR QUE É DE TRINTA CENTAVOS, E PAGAM A PETROBRAS O PREÇO DA FATURA QUE É DE R$1,20 (HUM REAL E VINTE)

    “O DIA DA DESOBEDIÊNCIA CIVIL NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DA CIDADE DE SAO PAULO” GASOLINA É VENDIDA SEM IMPOSTOS A R$1,67!!!!!

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/06/litro-de-gasolina-r-167-provoca-fila-em-posto-de-combustiveis-em-sp.html

    ASSISTAM AOS VÍIDEOS NA INTERNET E CONFIRAM O SUCESSO NA CAPITAL PAULISTA NO “DIA DA DESOBEDIÊNCIA CIVIL NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS”, UMA ENORME FILA NOS POSTOS DA CAPITAL PAULISTA PARA COMPRAR GASOLINA A R$1,67 9HUM REAL E SESSENTA E SETE CENTAVOS!!!ESSE SERIA O PREÇO REAL QUE UM CIDADÃO COMUM PAGARIA SE NÃO EXISTISSE ESSA PESADA CARGA TRIBUTÁRIA SOBRE OS COMBUSTÍVEIS E SE NÃO EXISTISSEM ESSAS APOSENTADORIAS PRECOCES DOS POLÍTICOS!!!

    OS DONOS DOS POSTOS DESOBEDECEM E ESCANCARAM A VERDADE SOBRE O PREÇO DA GASOLINA NO BRASIL: A PETROBRAS SÓ RECEBE R$1,20 (HUM REAL E VINTE CENTAVOS) E O GOVERNO FATURA EM IMPOSTOS MAIS QUE DOIS REAIS EM IMPOSTOS (ICMS+IPI+COFINS+CIDE), O DOBRO QUE A REFINADORA GASTOU PARA PRODUZIR O PRODUTO, E TRINTA CENTAVOS FICA PARA A DISTRIBUIDORA COMO MARGEM DE LUCRO.

    “NO PERÍODO DE RACIONAMENTO NA PRIMEIRA CRISE MUNDIAL DO PETRÓLEO (1974-1980) OS POSTOS DE COMBUSTIVEIS ERAM OBRIGADOS A FECHAREM AOS FINS DE SEMANA, QUEM DESOBEDECESSE O TENTASSE COMERCIALIZAR OS COMBUSTÍVEIS AOS FINS DE SEMANA O DONO DO POSTO ERA PRESO.
    Nesse período da Primeira Crise Mundial do Petróleo da OPEP (1974-1980), também foi instaurado pelo governo brasileiro dois depósitos compulsórios que geraram arrecadações bilionárias: “cem por cento no valor do preço da gasolina” (1974-1982) e o segundo deposto foi o do turismo internacional (1976-1982) que era cobrado sobre os preços nas vendas das aéreas “cem por cento nas passagens aéreas internacionais”.
    AS AÇÕES NA JUSTIÇA PARA DEVOLUÇÃO DOS DEPÓSITOS COMPULSÓRIOS “INCONSTITUCIONAIS” TRAMITARAM NA JUSTIÇA E PRESCREVERAM AO FINAL DOS ANOS 1980
    Por exemplo, que tinha um veículo ano 1974 (nessa época da Primeira Crise Mundial do Petróleo, só existia a gasolina e o diesel como combustíveis veiculares, e ainda não havia sido criado o pré-alcool) e o manteve em seu nome até o último ano da cobrança do “deposito compulsório sobre a gasolina” (1982), acionou o governo nos anos seguintes para obter de volta o valor COMPULSÓRIO “dobrado” (cem por cento além dos preço na bomba já incluídos os impostos) receberia uma indenização (devolução) de cerca de 50% do valor do veículo, que correspondia ao “consumo médio mensal MÍNIMO de 150 litros por mês” que em seis anos correspondia a seis mil litros em seis anos. PASMEM TODAS AS AÇÕES FORAM INDEFERIDAS AINDA EM PRIMEIRA INSTÂNCIA E NENHUMA CHEGOU A SEGUNDA INSTÂNCIA AO SUPREMO. O POVO PAGOU A CONTA DOS GASTOS PÚBLICOS COM OS DEPÓSITOS COMPULSÓRIOS DA GASOLINA E DAS VIAGENS INTERNACIONAIS.

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