sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCinemaCrítica do filme Ruby Sparks

Crítica do filme Ruby Sparks

A comédia romântica Ruby Sparks, de Jonathan Dayton e Valerie Faris, faz ligeiro e, às vezes, superficial comentário sobre o processo de criação literária de um jovem  escritor que, tendo obtido sucesso com o seu livro de estreia, escrito aos dezenove anos, encontra-se, dez anos depois, completamente desmotivado para repetir o feito.

O roteiro, da atriz Zoe Kazan, não estabelece limite entre realidade e ficção ao narrar a história do atormentado Calvin Weir-Fields (Paul Dano), que, inativo, chega a ser aconselhado por seu agente literário, Cyrus Modi (Aasif Mandvi), a assim permanecer. Lembra-lhe Modi  o exemplo de JD Salinger que, depois de lançar O Apanhador no Campo de Centeio, sem ter ideia para conceber outra obra  do mesmo nível, se isolou do mundo, criando, para fins de marketing, a imagem de gênio incompreendido.

O psiquiatra, dr. Rosenthal (Elliott Gould) pensa diferente. Acha que Calvin deve recomeçar por escrever algo sobre um ser de sua estima, como o cão Scott, assim chamado em homenagem a Scott Fitzgerald, autor de O Grande Gatsby, que ele considera um dos maiores escritores do mundo.  Na mesma noite da consulta médica, Calvin sonha com uma garota muito bonita e, empolgado, levanta-se, de madrugada, para escrever sobre ela, que dele recebe  o nome de Ruby Sparks , cuja intérprete outra não é senão a própria autora do roteiro, a bela Zoe Kazan. Calvin elege então Ruby como a protagonista de seu próximo romance e cai de amores por ela.

Certa noite, o irmão de Calvin, Harry (Chris Messina) e a mulher, Susie (Toni Trucks) aparecem para jantar e, pasmos, dão com calcinhas e sutiãs em um dos armários do labiríntico apartamento, a espelhar certamente, pela direção de arte de Alexander Wei, a conturbação mental de Calvin. Ele, por sua vez, se sente embaraçado para apresentar aos visitantes uma justificativa razoável para o estranho achado.  No dia seguinte, é a vez dele próprio de ficar surpreso, quando, ao se levantar, percebe a presença, na cozinha, de Ruby que, como se fora sua companheira – amante, ou coisa que o valha -, lhe prepara cuidadosamente o café da manhã.

A partir daí, a constante companhia de Ruby nos passeios diários com Scott ou perturbando suas horas de leitura, leva Calvin a acreditar que ela é uma criatura real, não uma ficção. E decide então levá-la, em companhia do irmão e da cunhada, a conhecer a sua mãe, Gertrude (Annette Bening), no Big Sur, o que pode ser até indireta alusão à obra de Jack Kerouac.

A inserção do episódio da reunião da escalafobética família – Gertrude e o seu amante Mort  (Antonio Banderas) são figuras chapadas de hippies remanescentes do “avanço social” da década de sessenta –, num lugar paradisíaco, só serve para dinamizar um pouco a narrativa de Jonathan Dayton e Valerie Faris que, depois disso, nada mais têm a contar.

Em termos de direção, Dayton e Faris conseguem extrair bom efeito visual apenas de uma sequência: a do mergulho de Calvin, com a sua musa, Ruby, numa piscina, em cujas águas deslizam seus corpos ao som de uma bela música original de Nick Urata, criador da trilha sonora. O elenco, constituído de atores famosos, como Annette Bening, Elliott Gould e Antonio Banderas, tem pouco o que fazer, à exceção de Paul Dano – excepcional revelação de Sangue Negro (2007) de Paul Thomas Anderson – no papel do protagonista, Calvin Weir-Fields.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA

ROTEIRO, Brasília, Revista

www.roteirobrasilia.com.br

www.theresacatharinacampos.com

www.arteculturanews.com

www.noticiasculturais.com

www.politicaparapoliticos.com.br

www.cafenapolitica.com.br

FICHA TÈCNICA

RUBY SPARKS

EUA – 2012

Duração – 104 minutos

Direção – Jonathan Dayton, Valerie Faris

Roteiro – Zoe Kazan

Produção –Albert Berger, Ron Yerxa

Fotografia – Matthew Libatique

Trilha Sonora – Nick Urata

Edição – Pamela Martin

Elenco – Paul Dano (Calvin Weir-Fields), Zoe Kazan (Ruby Sparks).Chris Messina (Harry), Annette Bening (Gertrude), Antonio Banderas (Mort),

Elliott Gould (Dr. Rosenthal), Aasif Mandvi (Cyrus Modi), Toni Trucks (Susie).

 

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola