10 dias de Cinema argentino em Brasília (28/05 a 07/06/203). Dentro das comemorações do 25 de Maio, a embaixada da Argentina inicia hoje, em Brasília, no Teatro da Caixa Econômica, a mostra Argentina Shock Vermelho, com o melhor do gênero noir. Além das “pérolas” clássicas (algumas ainda inéditas no Brasil) um panorama do cinema policial daquele país.
Veja também:
203 anos de Independência e 10 de inclusão
Estivemos no 25 de maio em Buenos Aires
Videoentrevista: Viviana Ponieman e sua Ponta da Memória
Violência, segredos, homens perigosos e mulheres lindas dominam as histórias sangrentas. Os filmes usam técnicas do cinema norte-americano, o neorrealismo italiano, o expressionismo alemão e a intensa produção literária local. Os longas mostram conflitos e mudanças pelas quais o país passou nos chamados anos de chumbo das ditaduras e da chamada Década Ganha, de Néstor e Cristina Kirchner. Haverá coquetel hoje na inauguração da mostra, às 19:30 hs. no Auditório da Caixa, ao ladoda sede central, em Brasília.
A programação conta com clássicos do cinema noir, mas também produções recentes de diretores como Carlos Hugo Christensen, José Martínez Suárez, Alberto Lecchi e Adrián Caetano. São dez filmes policiais de vários tipos: romanceados, investigativos, realistas, cômicos e até de terror. Entre as obras exibidas estão Perdido por Perdido, Pompéia, Tempo de Valentes e Suando Frio.
Os destaques são os longas Nunca Abra Essa Porta, considerado pela crítica como o melhor filme policial argentino, e o sucesso popular Urso Vermelho. Também será exibido O Sinal, filme que marca a estreia de Ricardo Darín na direção. Darín é um dos atores mais importantes do cinema argentino e assumiu a direção do filme após a morte do diretor e roteirista Eduardo Mignogna.
Clique aqui para a programação completa da mostra, pelo site Candango
Aula de Tango – E amanhã, quarta, haverá a segunda edição de “Milongueando na Embaixada” (aula aberta de tango para todos os niveis + milonga). Dessa vez, a aula estará a cargo do profesor Che Cetin Tango e começará às 19h.