sábado, fevereiro 1, 2025
InícioAmérica LatinaColômbia volta a provocar a Venezuela

Colômbia volta a provocar a Venezuela

Depois de quase três anos de trégua e entendimento, que levou ao primeiro acordo entre as guerrilhas FARC e o governo, a Colômbia voltou a provocar a Venezuela, com o encontro do presidente Juan Manuel Santos e o candidato derrotado às eleições Venezuelanas, Henrique Capriles, acusado de instigar a violência pós-eleitoral de 14 de abril, responsável pela morte de 11 pessoas e ferimentos em mais de uma centena. Capriles, que cumpriu pena por participar da invasão da embaixada de Cuba, em Caracas, no frustrado golpe contra Hugo Chávez, em 2002, tinha tido rechaçadas suas denúncias de fraude naquele pleito por todo os presidentes latino-americanos, num acordo promovido pela Unasul, do qual participou o próprio Santos.

Maduro vê conspiração da Colômbia contra seu país

A Venezuela reagiu pronto à provocação, que teria o dedo dos Estados Unidos, país que até hoje recusa-se a reconhecer os resultados e continua fustigando externa e internamente contra o governo do presidente Nicolás Maduro: o chanceler Elías Jaua, falando em nome do governo e da Força Armada, classificou o encontro de lamentável e denunciou que, “em Bogotá se trama contra a Venezuela”.


Já o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, homem ligado aos militares, classificou o gesto do presidente Santos como “uma agressão” a seu país.
Para Diosdado, o encontro consiste numa cortina de fumaça para encobrir os supostos encontros do ex-candidato Capriles com o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, a quem descreveu como “nefasto para o continente”.

– A Colômbia deve esclarecer se o governo está (ao lado) das intenções golpistas de Capriles, ou com o povo da Venezuela e com o governo legítimo, soberano e constitucional do companheiro Nicolás Maduro – disse Cabello à mídia estatal. – O presidente Santos está pondo uma bomba no trem das boas relações que tanto pediu o presidente Chávez. Ele está recebendo um assassino, um fascista lá no seu palácio.
A Colômbia tem uma política de atrelamento com os Estados Unidos, tendo sido obrigada a instalar sete bases militares americanas em seu território.  Apesar das diferenças ideológicas, Juan Santos fez as pazes com o líder venezuelano em nome do pragmatismo e de solidariedade regional, após assumir em 2010. Isso ajudou o comércio a fluir melhor e permitiu que ambos os lados perseguissem grupos criminosos na fronteira entre os países.
Nesta quarta-feira, o ministro das Finanças colombiano, Mauricio Cardenas, se ofereceu para fornecer à Venezuela alimentos e bens manufaturados para aliviar a escassez do país. Cardenas manifestou a intenção de se reunir com autoridades venezuelanas para discutir o assunto nos próximos dias e encontrar uma forma de pagamento que pode envolver uma troca de produtos colombianos por petróleo.

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola