A jornalista Helena Iono, da TV Cidade Livre de Brasília, acompanhou e entrevistou, em Buenos Aires, Fernando Buen Abad Dominguez, filósofo e analista político mexicano de renome latino-americano e mundial, e reitor da Universidade da Filosofia. Fernando Buen Abad, além de ser um dos membros da Diretoria da Telesul, viveu de perto o processo da revolução bolivariana da Venezuela e tornou-se muito conhecido pela entrevista que êle realizou com Hugo Chávez. Hoje, ele é uma espécie de filósofo da comunicação e tem uma proposta para a realização de uma reunião da União das Nacões Sul-americanas, Unasul. Nela, os chefes de Estado abordariam diretamente a questão midiática e adotassem medias para neutralizar a ação predatória das grandes cadeias de rádio, TV e internet contra os governos progressistas da região.
Atualmente, residindo em Buenos Aires, ele é também um estudioso da atual situação na Argentina, participante ativo deste processo de mudanças, de recuperação de conquistas sociais do período peronista (ameaçadas no período de Menen) de afirmação de políticas de estado iniciado com a chamada Década Ganhada, com as gestões de Néstor e Cristina Kirchner.
Nesta entrevista, conduzida logo após as eleições legislativas argentinas em fins de outubro, seguidas da aprovação por parte da Corte Suprema de Justiça, da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, chamada Lei da Midia, Fernando Abad ainda aborda a atual crise na cúpula da ditadura militar, da Aeronáutica, refletida em documentos encontrados no chamado Edifício Condor, comprometendo a cumplicidade da cúpula militar com grupos econômicos do Clarin e La Nación e a questão do papel dos militares nacionalistas nos processos da América Latina atual, como expressado por Hugo Chávez, e finaliza com um chamado a metas para a integração latino-americana dos povos já em desenvolvimento.