sábado, novembro 23, 2024
InícioDestaqueJosé Reinaldo, do Vermelho, com um milhão de acessos

José Reinaldo, do Vermelho, com um milhão de acessos

O desafio de sustentar um site político e plural, com a média de um milhão de acessos mensais, atende o o objetivo dos setores progressistas em fazer da internet uma fonte de informação alternativa à mídia hegemônica? É o que pretende a equipe de dez jornalistas e militantes, liderada por José Reinaldo Carvalho, editor do vermelho.com.br, do PCdoB.
Nosso entrevistado da semana, Reinaldo é um ativista internacional, que começou no batente na rádio Tirana, na Albânia, onde se exilou nos anos negros da ditadura, e desde então percorre o mundo na busca da boa informação. Ele considera que, bem utilizada, a internet é a via adequada para enfrentar o que ele chama de usina desinformativa que se abateu sobre o Brasil e grande parte dos povos do mundo emergente.

Entende que um bom site não tem receita nem mistério, mas um propósito bem delineado. No caso do Vermelho, que é também rádio e TV web e surgido há 13 anos, é manter a pluralidade, a partir do ponto de vista do conjunto das forças progressistas: “Tanto que nos definimos com o nosso slogan: Somos a esquerda bem informada”, diz o editor.
Zé Reinaldo, como o chamam seus amigos, não se deixa intimidar pela avalanche de notícias e mensagens tendenciosas despejadas a cada minuto sobre o grande público: “No que pese haver uma campanha de despolitização da sociedade e até uma criminalização da boa política, há um público que se interessa pelos interesses do país. A nossa experiência mostra que quando a gente investe na política, a gente ganha”, exemplifica.
Ele adverte, no entanto que, para ter sucesso na internet, o site precisa perseguir algumas metas práticas: estar em linha com os acontecimentos, procurando ser tempestivo, ou seja, dar a notícia de forma instantânea, como agora permitem as novas ferramentas tecnológicas, e interpretá-la em cima do fato. E adverte: “Não se pode fugir dos problemas, ou seja, se há uma crise política no país, temos que enfrentar, abordar essa crise e dar nossa opinião sobre a ela”.
No caso atual dos revezes do governo em relação à campanha de descrédito da Petrobrás e à rebelião do PMDB no Congresso, José Reinaldo sustenta que a posição do PCdoB, como avalista deste projeto nacional e popular, juntamente com o PT e o PDT, a convicção é de que a presidenta Dilma Rousseff vai superá-las, como já o fez Lula no passado recente.
– Ela já fez esse aceno de que o país vai continuar mudando no sentido progressista, tanto na campanha, no discurso de posse, como no (recente) discurso perante o ministério. Eu tenho confiança em que, passadas as dificuldades desse início de governo, a presidenta vai fazer acenos (ainda mais claros), tomar ações nesse sentido, (cabendo) às forças políticas de vanguarda tomar em suas mãos a organização da resistência a esa tentativa de golpe”, finalizou.

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola