terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioAmérica LatinaRoberto Amaral exorta Lula a liderar o anti-golpismo

Roberto Amaral exorta Lula a liderar o anti-golpismo

(Programa transmitido pela TV Cidade Livre de Brasília, Canal 12 da NET (sóDF), às sete da manhã de segunda, àas 19:30 de quarta e 13 horas de quinta-feira)

O ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, exorta, nesta videoentrevista, o ex-presidente Lula da Silva a ganhar as ruas na defesa do projeto nacional e a liderar a reconstrução do discurso das forças progressistas.
Amaral, que integrou o primeiro governo Lula e foi forçado a sair da presidência nacional do PSB pelos defensores dos ex-candidatos Marina e Aécio, é também um pensador e ativista da maior respeitabilidade.

Ao falar a FC Leite Filho, do blog Café na Política, ele enfatiza, depois de fazer uma análise aprofundada do que considera a imobilidade das esquerdas brasileiras diante das arremetidas midiáticas e do assalto à imagem da Petrobrás, que, neste momento, “Lula tem uma grande responsabilidade, mais até do que ele pensa”.
“Lula não é apenas um ex-presidente da República, é o nosso maior líder, é o líder do PT, é o responsável dos governos de 2002 para cá”. Por isso, entende que ele tem de liderar um grande movimento que incorpore o sentimento de fraternidade, do entendimento e do diálogo”, nesta fase em que “as forças reacionárias e golpistas” se aprestam para fazer retornar o passado neoliberal e antipovo.

Amaral assinala igualmente que o papel da presidenta Dilma Rousseff é de também se expor, intensificando suas viagens e dialogando com o povo, que lhe deu 70 milhões de votos. Não obstante, o ex-ministro alerta para os riscos de um golpe de Estado, à semelhança de 1954 e 1964, que provocaram o suicídio do presidente Getúlio Vargas e a ditadura de 20 anos seguida ao derrocamento do presidente João Goulart. Sem se preocupar em fazer retórica, mas analisando friamente fatos objetivos, ele começa por constatar a existência hoje no Brasil de “um clima de intolerância, de maniqueismo, de divisão e de condenação do diálogo”. Como viveu na carne instantes parecidos como estes, o ex-ministro constata que “essas mesmas forças estão novamente reunidas num projeto golpista”, centrando sua ação no envenenamento da sociedade brasileira, substituindo o diálogo pelo embate”.

– Não sei o que nos aguarda – diz ele -. Sei que há uma conjunção de forças do atraso comprimidas num paradoxo que só as crises do capitalismo explica. Tudo o que há de atrasado no Brasil, hoje representado pelos fundamentalismos que controlam a Câmara dos Deputados, com o capital financeiro da Avenida Paulista e de Ipanema, (redunda) no panelaço em defesa dos princípios que não são coerentes com o desenvolvimento do Brasil”.

O mais grave, no entanto, segundo assinala, é a crise da política como gênero, uma crise dos partidos, de todos eles, pois já não têm enraizamento social e político. Esta, por sua vez, é associada ao esfacelamento das forças progressistas, deixando o país sob o controle brutal e monolítico dos meios de comunicação, estes que “já são não apenas partidos políticos (de fato) como também co-partícipes da governança”. Em tal contexto, “a direita resolve se assumir como tal, ou seja, reacionária e golpista, desfazendo-se do véu liberal que a encobria; o problema é que a isso não corresponde a reorganização das forças populares.

Roberto Amaral ainda pede atenção para o que chama de “desmantelamento das forças populares, dos movimentos sociais e, principalmente, do movimento sindical”, cuja reorganização ele considera crucial para evitar o golpe: “Espero que o PT acorde. Ele está numa letargia. Está acuado. Está com medo. Medo de que? Espero que a CUT deixe os gabinetes da Esplanada dos Ministérios, em Brasília e volte para as fábricas”, finalizou.

 

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

  1. ´Parabéns pela entrevista com Roberto Amaral e pelo MAGNIFICO trabalho jornalístico que você vem desempenhando. Vamos acordar para a LUTA a BRAVA GENTE BRASILEIRA, que, infelizmente, anda um pouco adormecida. UNIDOS seremos fortes. Olga Amelia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola