É difícil dar golpe no Brasil

0
1544

Velho repórter político, eu me lembro das conversas que tinha, nos corredores do poder, com antigos golpistas de 64. Eram Affonso Arinos, Dinarte Mariz, Amaral Neto e muitos outros. Eles diziam que haviam levado nada menos de 14 anos para, com segurança, desfechar o golpe.

A razão das dificuldades: a complexidade do povo e do território brasileiro. Suas enormes contradições impediam que os complôs avançassem.
Do outro lado, o próprio Leonel Brizola costumava espetar alguns extremistas de esquerda que queriam tomar o poder na marra: “A direita brasileira não cabe em Miami”, alertava. Era uma referência aos plutocratas cubanos obrigados a refugiar-se na Flórida, depois da revolução liderada por Fidel Castro, em 1964.

Digo isso para concluir que o atual golpe contra a Dilma está em marcha, aí às escâncaras, mas que ainda não adquiriu dinâmica própria, a ponto de tornar-se irreversível. Pelo contrário, ainda pode ser revertido ou mesmo abortado, se o Supremo, por exemplo, honrar suas tradições legalistas e revogar aquela sentença do ministro golpista Gilmar Mendes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here