(Do site folha.com e Telam) A presidente Cristina Kirchner anunciou na noite deste sábado que o ministro da Economia de seu governo, Amado Boudou, será o candidato a vice na sua chapa, Frente para a Vitória, nas eleições de outubro: “Preciso de alguém ao meu lado que não tenha medo das corporações, nem dos preconceitos, nem das coisas estabelecidas”, disse ela, depois de destacar a habilidade do ministro para “mudar quando o mundo muda”.A presidente ainda declarou que o “Congresso deve ter um homem que saiba como funciona o modelo”. O vice-presidente da Argentina também preside o Senado.
Cristina buscava para integrar sua chapa um vice jovem e leal. Ela quer evitar episódios como a briga com seu atual vice, Julio Cobos, que é rompido com o governo desde meados de 2008, quando estourou um conflito entre Casa Rosada e produtores agropecuários. Membro da UCR (União Cívica Radical), partido da oposição, Cobos foi peça central na crise ao votar contra os Kirchner.
Amado Boudou, , de 47 anos, nascido em Buenos Aires mas criado em Mar Del Plata, não tem mandato parlamentar. Destacou-seno entanto por uma atuação marcante da direção do órgão responsável pelo orçamento nacional, e, principalmente, por haver realizado o pagamento da dívida externa com as reservas monetárias, cuja utilização é considerada um anátema pelos banqueiros e credores.
ESTA SENHORA É UM VERDADEIRO EXEMPLO DE PRESIDENTE PARA O MUNDO. CORAJOSA, INTELIGENTE, E DEFENSORA DOS DIREITOS HUMANOS. CONSEGUIU APROVAR, NO SEU CONGRESSO, O CASAMENTO GAY, MESMO SOFRENDO A INTRANSIGÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA. PARABÉNS SRA. PRESIDENTE CRISTINA KIRCHNER. MERECE O NOSSO APLAUSO DE PÉ E TORCEMOS PARA QUE VOSSA EXCELÊNCIA CONTINUE, NA PRESIDÊNCIA DA ARGENTINA, DE MANEIRA EXEMPLAR COMO VEM CONDUZINDO ESSE BELO PAÍS E POVO LUTADOR.