quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioAmérica LatinaBlogueiros chamam Cristina e Mujica para encontro com Lula e Dilma

Blogueiros chamam Cristina e Mujica para encontro com Lula e Dilma

Por FC Leite Filho
O V Encontro Nacional de Blogueiros, entre 20 e 22 de maio, em Belo Horizonte, se converterá provavelmente em importante ato histórico contra a ameaça totalitária que se abate sobre a Argentina e o Brasil. A ex-presidente Cristina Kirchner, recolhida em silêncio, na Patagônia, ainda que trabalhando intensamente nos bastidores, desde que deixou o poder, em 10 de dezembro, e PepeMujica, do Uruguai, se juntarão a Lula, Dilma, mil blogueiros e militantes das redes sociais do Brasil e convidados do continente.

É um instante crucial em que o Cone Sul vê-se assaltado por nova arremetida direitista, com todas as tintas do obscurantismo dos anos 70. Na Argentina, por exemplo, o governo de Macri, em menos de dois meses, mandou para a rua cerca de 100 mil funcionários públicos, reduziu em 40% o poder aquisitivo, com medidas como a que propicia a invasão da economia pelas empresas e conglomerados transnacionais. Seu último ato foi de aumentar o preço da luz em 600%.

No evento, os blogueiros
vão discutir com estes estadistas irmãos os caminhos a seguir para enfrentar, especialmente, o despotismo de Maurício Macri, que está revogando, manu militari, todas as as leis de proteção social e de comunicação legadas pelos Kirchner. Acrescente-se a campanha insidiosa da mídia internacional para aplicar um golpe de Estado a la Paraguai contra a presidenta brasileira Dilma Rousseff. Rompendo a nefanda blindagem midiática que acoberta e potencializa os desmandos de Macri e as denúncias fabricadas contra Lula e membros do governo Dilma, os blogueiros acabaram se tornando o contraponto comunicacional determinante do golpismo.

Com efeito, os blogueiros e militantes das redes sociais já vêm se desempenhando como influentes atores políticos, na medida em que desmascararam os planos neoliberais de Aécio Neves e de Marina Silva, candidatos derrotados pelo programa de inclusão social de Dilma, na eleição de 2014. Também desmoralizaram, mostrando quem realmente são, os líderes moralistas do impeachment, como Eduardo Cunha, Aloysio Nunes, candidato a vice de Aécio, os juízes e agentes da Operação Lava Jato, além dos negócios e interesses estratégicos de grupos de mídia, como o Clarín, La Naciõn, Veja, Folha e O Globo. Na Argentina, a militância na internet, que propicia rápidas, abrangentes e quase instantâneas formas de comunicação entre os cidadãos comuns, está sendo igualmente fundamental na convocação das manifestações quase diárias da população argentina contra Macri, vergonhosamente, sonegadas pelos meios de comunicação tradicionais, que também se beneficiam do recesso do Parlamento, ainda inativo até primeiro de março.

Como vai ser o evento – Representantes da Comissão Nacional de Blogueiros reuniram-se nesta terça-feira 26/1 na Casa do Jornalista com dezenas de militantes de movimentos sociais e sindicalistas para discutir a organização do 5º Encontro Nacional de Blogueiros, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio em Belo Horizonte e tem apoio do Sindicato. São esperados cerca de 1.000 blogueiros e ativistas digitais, dentre eles os principais do país, além de convidados estrangeiros.

A abertura será feita pela presidenta Dilma Rousseff e contará também com a presença de três ex-presidentes da República: Pepe Mujica, do Uruguai, Cristina Kirchner, da Argentina, e Luís Inácio Lula da Silva, do Brasil; além dos ministros da Secretaria da Comunicação Social, Edinho Silva, das Comunicações, André Figueiredo, e da Cultura, Juca Ferreira [*].

O Encontro Nacional de Blogueiros aconteceu pela primeira vez em 2010, em São Paulo, como resposta à efervescente comunicação na internet, em contraponto ao pensamento único nos meios tradicionais. Repetiu-se em 2011, em Brasília, em 2012, em Salvador, e desde então tornou-se bienal – em 2014 foi realizado novamente em São Paulo. O número de participantes é cada vez maior, tendo chegado a 500 no 4º Encontro.

A escolha de Belo Horizonte para sede do 5º Encontro se deveu, além da sua localização central no país, à importância da capital na atual conjuntura política nacional. Os blogueiros entendem que Minas Gerais foi decisivo na eleição presidencial de 2014, disputada por dois candidatos belo-horizontinos. A decisão tomada pela Comissão Nacional de Blogueiros foi referendada com entusiasmo pelos militantes mineiros, que se comprometeram com a organização do encontro.

Apoios – Entre estes apoiadores estão centrais sindicais, como a CUT-MG; sindicatos, como SindUTE, Sindieletro, Sindifisco e dos Petroleiros; entidades estudantis e de jovens, como UNE, União Colegial, UJS, Levante Popular da Juventude; movimentos sociais, como Quem Luta Educa, Pastoral Fé e Política, Fora do Eixo, MST, e instituições de jornalismo e comunicação, como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Jornalistas Sem Fronteiras, Brasil de Fato e jornais laboratórios de cursos de jornalismo.

O jornalista Altamiro Borges, presidente do Núcleo de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, ficou animado com a reunião. “Tenho certeza de que vamos realizar um grande encontro”, disse. Miro, como é conhecido, ressaltou que um movimento como esse não existe em outros países. “Os estrangeiros ficam impressionados com o vigor dos blogueiros brasileiros”, comentou.

A reunião discutiu a infraestrutura necessária para a realização do encontro, especialmente local, alojamentos e alimentação dos participantes. O encontro reivindica o apoio dos governos federal, estadual e municipal para sua realização, conforme aconteceu nos encontros anteriores, considerando que representa um segmento e um interesse expressivos da sociedade brasileira hoje.

Democratização – O centro das discussões do 5º Encontro Nacional de Blogueiros será a luta pela democratização da comunicação e pela liberdade de expressão, bandeiras que unem os ativistas digitais de todo o país, das mais diversas ideologias e preferências políticas. Os riscos de retrocesso social e a cruzada de ódio em curso na sociedade brasileira estarão em pauta.

Além de palestras e debates, o encontro terá rodas de conversas para trocas de experiências entre blogueiros. Participarão blogueiros famosos, como Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luís Nassif, Rodrigo Viana, Paulo Moreira Leite, Cynara Menezes, Hildegard Angel e outros, além de convidados estrangeiros. No último dia será aprovada a Carta de Belo Horizonte e eleita a nova Comissão Nacional de Blogueiros.

* Da redação do blog: Os nomes citados na reportagem foram convidados para o evento, mas nem todos já confirmaram a sua participação (Do Blog do Miro).

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola