Bem-humorada e gracejando com a doença, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, acometida de câncer na tireóide, se dirigiu à nacão, durante uma reunião com governadores, para tranquilizar os compatriotas e apelar pela unidade. Procurando quebrar o espanto com a doença, a presidenta não resistiu a uma boutade:
Imaginem quem foi o primeiro a me telefonar. O Hugo Chávez Frías. Lhe digo: ‘Você e sua cúpula dos que venceram o câncer…’, numa alusão a um chiste do presidente venezuelano para fazer uma conferência com Lula, Dilma e Fernando Lugo, os chefes de estado até ali atingidos por tumores malignos, concluindo: ‘Vou pleitear a presidência honorária (da cúpula)a todos vocês”. (Vejam os vídeos)
Já Hugo Chávez, que aos poucos volta à normalidade de suas tarefas, depois de quase seis meses de peleja para domar um tumor na região pélvica, manifestou sua estranheza com a incidência de tanto câncer acomtendo os presidentes progressistas da América do Sul: “Isso é estranho e difícil de explicar… Seria estranho que hajam inventado uma tecnologia que hajam inventado uma tecnologia para induzir ao câncer e não se sabe até agora? Não sei, só deixo a reflexão”.
A propósito, Chávez recordou que, há pouco, quando o presidente da Guatemala, Álvaro Colombo, entregou a presidência ao sucessor, general Otto Pérez, pediu ao governo dos Estados Unidos que assumisse sua responsabilidade, porque se demonstrou 40 ou 50 anos depois, que o governo estadunidense, a CIA e outros organismos lançaram sobre o território guatemalteco uma operação biológica, química e radiológica e contaminaram a população de várias doenças, inclusive venéreas, para fazer algumas experiência: “Eses são os Estaods Unidos – disse Chávez, para depois levantar sua teoria quanto à contaminação do câncer nos presidentes Fernando Lugo, Dilma Rousseff, ele mesmo Chávez, Lula, e agora Cristina Kirchner: “Seria estranho que houvessem desenvolvido uma tecnologia para induzir o câncer e ninguém saiba, neste momento, e se descubra isso dentro de 50 anos. Não sei, só deixo a reflexão. Mas isto é muito, muito, muito estranho”.
EUA rebatem suspeitas de Chávez, no site de O Globo
Cristina agradeceu as mostras de solidariedade, de carinho e afeto de todos os argentinos: “Vamos continuar com a mesma força de sempre – afirmou Cristina para depois, olhando para o vice-presidente Amado Boudou, seu ex-ministro da Economia, dizer: “Cuidado com o que você vai fazer. É uma brincadeira, mas levem a sério”.
Mais detalhes do discurso de Chávez em O Globo
Depois, ao contar que recebeu ligações de outros líderes latino-americanos, como Chávez e a presidente Dilma Rousseff, esta também vítima de câncer, do qual se recuperou ainda como candidata na campanha eleitoral de 2001.