sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCinemaCrítica do filme Atração Perigosa

Crítica do filme Atração Perigosa

De narrativa tensa, Atração Perigosa, de Ben Affleck, é um drama policial, que expõe, com habilidade técnica, já característica da definição de um estilo marcante, a propensão para o crime de uma cidade, Charlestown, situada nas cercanias de Boston e tida como capital mundial de assaltos a bancos, já que registra um número recorde de 300 por ano.

O filme, o segundo dirigido por Ben Affleck ( o primeiro foi Medo da Verdade), que também interpreta o protagonista, Doug MacRay, e colaborou na elaboração do roteiro original, de Sheldon Turner e Peter Craig, é baseado no livro Prince of Thieves, de Chuck Hogan. O argumento, um tanto surrado, sem originalidade, faz ressurgir um tipo de “herói”, Doug, que, nascido no meio hostil – afinal, segundo a sabedoria popular, somos todos vítimas do lugar em que vivemos -, se viu, aos nove anos, desamparado, pois o pai, Stephen MacRay (Chris Cooper), foi preso, envolvido com a criminalidade, e a mãe desapareceu.

Desde o prólogo, quando a gangue liderada por Doug prepara um brutal assalto a um dos bancos principais da cidade, Affleck, por ousadas tomadas de câmera, de Robert Elswit, descritivas do ambiente social da história – que ele conhece bem, pois nasceu em Boston -, já demonstra total domínio da linguagem que pretende imprimir à película. Percebe-se então, pelo aguçamento da observação de alguns detalhes técnicos, a intenção do realizador de seguir a esteira dos trabalhos, no gênero, de Clint Eastwood.

Assim, o uso, pelos assaltantes, de batas negras e máscaras reprodutivas de caveiras se torna elemento de composição de cena que ajuda muito a aterrorizar a ação das personagens. Entre elas, se destaca James “Jem” Coughlin (Jeremy Renner), braço direito de Doug, também seu irmão de criação, uma vez que sua família o acolheu ao ser abandonado pelos pais. Jem, que já esteve preso durante nove anos, é um indivíduo temperamental que, às vezes, precisa ser contido, em sua sanha, por Doug, de alguma ascendência sobre ele.

É durante o assalto que Doug conhece Claire Keesey (Rebecca Hall), gerente de banco. Ela, apesar de refém de Jem, sem ser percebida, aciona o dispositivo de segurança de comunicação com a polícia, esta sob o comando de Adam Frawley (Jon Hamm), agente do FBI. Como Claire se torna, após o assalto, testemunha importante para a localização e detenção dos assaltantes – pois, identificara um deles sem a máscara -, Doug, amante de Krista Coughlin(Blake Lavely), vai procurá-la na lavanderia de sua vizinhança. Ao contrário do que fazia parte de seus planos, porém, ele dá início a um relacionamento amoroso com ela, o que, ao mesmo tempo em que desperta a ira de Jem, o faz pensar em mudar de vida.

A psicologia é, portanto, a da lembrança nostálgica do narrador dos fatos, Doug, pautada por comentário musical de excepcional qualidade, de Harry Gregson-Williams e David Buckley. Isso explica o fato de os traços psicológicos das personagens próximas a ele – interpretado com frieza por Ben Affleck – serem mais satisfatoriamente definidos no roteiro. A personalidade de Frawley, que comanda a operação policial, fica pouco detalhada, embora o intérprete, Jon Hamm (Mad Man) consiga sublinhar-lhe algumas nuanças a fim de não deixá-la cair no estereótipo. Rebecca Hall (Vicky Christina Barcelona) tem interpretação exemplar, como a traumatizada Claire, que desperta desconfiança tanto dos assaltantes, como dos policiais. A grande estrela do elenco, porém, é Jeremy Renner (Guerra ao Terror), que, como Jem, domina a cena, quando o bandido é encurralado pelas forças policiais nas estreitas ruas da cidade ao olhar atento de Doug que, sob disfarce, foge do local, levando o dinheiro roubado. Chris Cooper, como Stephen MacRay, aparece apenas um momento, mas, como sempre, numa irrepreensível atuação.
REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
HYPERLINK “http://www.theresacatharinacampos.com” www.theresacatharinacampos.com
HYPERLINK “http://www.arteculturanews.com” www.arteculturanews.com
HYPERLINK “http://www.noticiasculturais.com” www.noticiasculturais.com
HYPERLINK “http://www.politicaparapoliticos.com.br” www.politicaparapoliticos.com.br
HYPERLINK “http://www.cafenapolitica.com.br” www.cafenapolitica.com.br
FICHA TÉCNICA
ATRAÇÃO PERIGOSA
THE TOWN
EUA / 2010
Duração – 125 minutos
Direção – Ben Affleck
Roteiro – Sheldon Turner, Peter Craig e Ben Affleck, com base no livro Prince of Thieves, de Chuck Hogan
Produção – Graham King, Basil Iwanik
Fotografia – Robert Elswit
Trilha Sonora – Harry Gregson-Williams e David Buckley

Elenco – Ben Affleck (Doug MacRay), Jeremy Renner (James Coughlin), Rebecca Hall (Claire Keesey), Jon Hamm (Adam Frawley), Chris Cooper (Pai de Doug), Blake Lavely (Krista Coughlin)

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola