O que está acontecendo na Europa – ela enfrenta hoje seu quinto dia sem aviões e 6,8 milhões de passageiros estão retidos nos aeroportos – pode servir de alerta para os riscos que representam o excesso de voos que hoje se observa praticamente no mundo inteiro. Calcula-se que o movimento de passageiros de avião gira em torno dois milhões por hora. O que isso representa em termos de queima de combustível, de agressão à natureza e de perdas de divisas ainda está por ser avaliado. Não que defendamos o direito de cada um gozar legitimamente suas férias ou feriados, desbravando o mundo, mas sim de evitar os abusos, principalmente das companhias aéreas. Estas se se lançaram a uma verdadeira guerra pelo lucro desmedido, infinito. No Brasil, a TAM e a GOL tem faturamento aproximado ao dos bancos. O resultado dessa política é que os aviões estão se superlotando mais e mais. O passageiro, coitado, fica com o direito de sentar-se todo espremido, como se estivesse numa lata de saridnha. E que dizer dos aeroportos, sempre repletos, com serviçios péssimos de atencimetno?
De repente, a natureza se manifesta, não em revide, mas, no caso europeu, por uma simples acomodação tectônica, e a gente vê o velho e garboso continente virtualmente travado. O vulcão islandês Eyjafjallaokull tumultou de tal forma a vida dos europeus, que os ministros dos Transportes da Comunidade Européia de 27 países, obrigados a debruçar-se sobre o problema, tiveram de apelar para a vídeo-conferência, pela simples razão de não ter como se deslocar para Bruxelas ou outra capital.
Na verdade, este mecanismo, que se tornou, com o avanço da internet, um ato tão simples (e é gratuito) como o de enviar um e-mail, já deveria ter sido acionado para conter aqueles excessos e tornar as coisas mais simples e menos dispendiosas. Ricardeo Viana, um dos executivos da Universidade Leonel Brizola, que o vem utilizando há algum tempo nas suas aulas, explica como é fácil montar uma vídeo-conferência.
– Existem outros, mas o site que me pareceu mais acessível é o da http://justin.tv. Ao acessar este site, ainda em inglês (é preciso ter uma webcam), você preenche um pequeno cadastro e depois baixa o aplicativo (Download the app). Depois de instalado, aciona o item “emitir” (emit) que lhe permite fazer a conexão. A partir dali, você fica apto para falar com as pessoas que adotarem o mesmo procedimento.