O Brasil, a Era Vargas (1930-1945) e O Estado Novo(1937-1945): 84 Anos de Evolução Política-Administiva
(Marcelo Thomaz de Faria para o site oglobo.vom.br) Prezados Leitores, Esse filme vem oportunamente registrar, para sempre, um dos maiores e mais importantes momentos da história política e administrativa do nosso país, desde a chegada da Família Real no Brasil em 1808, quando D. João VI, criou as primeiras instituições (Banco do Brasil e Junta do Comércio, por exemplo) além de diversas medidas econômica que permitiram o desenvolvimento da então Colônia de Portugal.
Apesar da ditadura imposta por Getúlio Vargas, considero que o Brasil tem efetivamente 82 anos de evolução se considerarmos como marco histórico a Revolução de 1932 e a criação do Estado Novo (1937-1945). Na Era Vargas o Brasil foram criados o IBGE, a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Ministério da Aeronáutica, o CNP (Conselho Nacional do Petróleo) que deu origem a Petrobras (1953), a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a Companhia Vale do Rio Doce, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, o Parque Nacional de Itatiaia (o primeiro do Brasil), a Fábrica Nacional de Motores (FNM), uma nova moeda nacional (cruzeiro), a Reforma Ortográfica (1943), a construção e entrega da obra da Rio-Bahia, o saneamento da Baixada Fluminense, o Decreto do Código Penal, o Código do Processo Penal Brasileiro, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) até hoje em vigor no país, eficiente colonização do Paraná e ainda os territórios federais nas fronteiras para o desenvolvimento do interior do Brasil.
Ou seja, essas ações e medidas ainda sobrevivem e impulsionam o nosso país. O nosso país é muito novo, e filmes como esse contribuem e, muito, para o crescimento cultural da sociedade. Cabe observar que muitos jovens de hoje, recém formados com 24 anos, e que já ocupam cargos importantes na vida pública e particular nasceram no Governo de Fernando Affonso Collor de Mello. Desejo que outros filmes como esse, venham na sequência, com as datas marcos da nossa história, bem registradas. Parabéns! Saudações, Marcelo Thomaz de Faria Engº Civil e de Seg. do Trabalho Itatiaia-RJ.
O filme – Getúlio aborda os últimos 16 dias de vida Getúlio Vargas (Tony Ramos), então presidente do Brasil. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), ele toma a decisão de se suicidar.
Diretor: João Jardim
Elenco: Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges
País de Produção: Brasil (2013)
Veja também: