domingo, novembro 24, 2024
InícioPolítica InternacionalFórum Social Mundial em Belém do Pará

Fórum Social Mundial em Belém do Pará

(Publicado originalmente em Ter, 27 de Janeiro de 2009 09:14)

Cinco presidentes latinoamericanos, entre eles, Lula, do Brasil, e Chávez, da Venezuela, participarão do Fórum Social Mundial, em Belém do Pará. Os presidentes, seguem ainda Evo Morales, da Bolívia, Fernando Lugo, do Paraguai, e Rafael Correa, do Equador, serão indagados sobre as duas questões cruciais do encontro:
A falência do sistema financeiro mundial e a busca de alternativas de desenvolvimento sustentável.
A ocasião é especialmente importante, em face da multiplicação do desemprego. Só ontem multinacionais como Microsoft, Cartepillar, Phillips e Print Nextel, anunciaram 86  mil demissões de funcionários, num crescendo que poderá superar os 20 milhões de desempregados no mundo, segundo previsões de analistas.
Programação – (Agência Brasil) Uma caminhada pelas ruas de Belém vai abrir o Fórum Social Mundial (FSM), que começa hoje, 27, e vai até domingo, na capital paraense. Na abertura, uma cerimônia com atabaques africanos e cantos indígenas simbolizará a passagem entre a última edição centralizada do FSM em 2007, em Nairóbi (Quênia), e a atual, na Amazônia.
A organização espera reunir 100 mil pessoas na caminhada. O percurso, de cerca de quatro quilômetros, parte do cais do porto, na Baía do Guajará, e inclui algumas das avenidas mais importantes e movimentadas de Belém até a Praça do Operário. Parte das vias de acesso já está interditada e um palco foi montado no local.
Durante o trajeto, movimentos sociais e organizações da sociedade civil deverão fazer protestos e manifestações, como a apresentação de uma bandeira palestina de mais de três metros em defesa dos civis da Faixa de Gaza, em conflito com Israel. Partidos políticos, movimentos sociais, entidades sindicalistas e estudantis e organizações ambientalistas também deverão levar suas bandeiras para a marcha.
Deve chover na capital paraense. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo nublado a encoberto, com pancadas de chuva, mas a temperatura deve atingir 30 graus à tarde.
A romaria dos movimentos sociais vai terminar em festa. De acordo com a organização, o palco vai receber apresentações culturais de diversas etnias indígenas do continente sulamericano. O policiamento vai ser reforçado por homens da Força Nacional de Segurança, que estão em Belém há mais de uma semana.
Até domingo, a organização do FSM espera reunir até 120 mil pessoas de 150 países. Estão previstas mais de 2,4 mil atividades nas universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (Ufra), onde o fórum será realizado.

Objetivos – Entre os objetivos do Fórum, segundo a organização, estão a construção de um mundo de paz, justiça, ética e respeito pelas espiritualidades diversas; livre de armas, especialmente nucleares; luta pela ampliação e descolonização de conhecimento, cultura e comunicação; pela criação de um sistema compartilhado de saberes e pela defesa da natureza como fonte de vida no planeta Terra.

Antes mesmo da abertura do Fórum Mundial, nesta segunda-feira, 26 realizou-se o Fórum Ecumênico das Águas, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), promovem na Universidade da Amazônia: um amplo encontro e espaço de reflexão espiritual, social, cultural e econômica sobre a água em suas múltiplas dimensões. 

O Fórum Social Mundial terá também tendas temáticas. Uma delas é a “Tenda Ir. Dorothy”, idealizada pelas Pastorais Sociais da CNBB, o Regional Norte 2 da CNBB e a Cáritas Brasileira, que tem como tema: “Discípulos-missionários, acreditamos que outro mundo é possível”. Outra tenda é a que representa os povos indígenas, onde se discutirá temas como a demarcação de terras e grandes projetos econômicos que afetam as comunidades e a preservação ambiental. Cerca de dois mil índios do Brasil e de outros países da região amazônica vão participar desta edição do Fórum Social Mundial. 

O Encontro nasceu no Brasil em 2001. A primeira edição foi realizada em Porto Alegre. Ele se estende a quase todos os países da América do Sul e de outros continentes.
leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola