terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioDestaqueJosé Augusto relança trilogia da Era Vargas

José Augusto relança trilogia da Era Vargas

O jornalista José Augusto Ribeiro lança em Brasília na próxima terça-feira (6/5) às 15 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a segunda edição revista e ampliada de sua trilogia “A Era Vargas”, publicada originalmente em 2001, que cobre acontecimentos políticos de mais de 70 anos da vida brasileira – da fundação do Partido Republicano gaúcho, em 1882, à morte de Getúlio no desfecho da crise de agosto de 1954; e a divulgação de sua Carta Testamento, texto político que Darcy Ribeiro considerava dos mais importantes da História do Brasil.

O relançamento da trilogia – iniciativa da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini do PDT e da Editora Folha Dirigida – faz parte da programação “60 Anos Sem Getúlio Vargas”, da Câmara dos Deputados  e, antes dos autógrafos, será realizado debate sobre a importância para o Brasil de Vargas e de seu legado com a participação da socióloga Celina Vargas do Amaral Peixoto, do jornalista Beto Almeida, do engenheiro Paulo Metri – do Clube de Engenharia e da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), e do próprio autor.

A nova edição dos três livros da “Era Vargas” foi especialmente ampliada no segundo volume, dedicado a Revolução de 1930, que recebeu mais de 200 páginas sobre o debate da campanha presidencial de 1929-1930; a questão social negada por Washington Luís; as principais decisões do primeiro governo Vargas (1930-1945); a busca de soluções nacionalistas para a questão dos minérios, da siderurgia e do petróleo brasileiros;  e os avanços sociais da Revolução de 30 como o voto da mulher, o voto secreto e a criação da Justiça Eleitoral.

O livro detalha a participação brasileira na II Guerra Mundial, o rompimento do Brasil com a Alemanha nazista e o apoio aos Aliados; a criação da legislação trabalhista; o Estado Novo e o seu desmonte pelo próprio Vargas; o apoio ao Marechal Dutra e o afastamento deste, após ser eleito; o autoexílio de Vargas em São Borja e seu retorno à política; a vitoriosa campanha eleitoral de 1950 e a volta de Vargas ao poder. Relata também as realizações do segundo governo Vargas, marcadamente nacionalista e voltado para reafirmar as conquistas da Revolução de 30. Já o terceiro volume trata exclusivamente da crise de agosto de 1954 e de seu desfecho, que chocou o Brasil, mas garantiu a sobrevivência do legado de Getúlio Vargas, inclusive da recém-criada Petrobras, defendida na Carta Testamento.

O jornalista paranaense José Augusto Ribeiro já trabalhou nos principais veículos de comunicação do país e é autor, entre outros, dos  livros “De Tiradentes a Tancredo, história das Constituições do Brasil” (1987) e “Nossos Direitos na Nova Constituição” (1988). Ainda este ano  lançará pela Record uma biografia sobre Tancredo Neves, de quem foi assessor de imprensa, função que também exerceu na campanha de Leonel Brizola à presidência da República, em 1989.

O Salão Nobre da Câmara dos Deputados fica no prédio do Congresso Nacional, ao lado do Plenário, na Praça dos Três Poderes, Brasília (DF), e o relançamento no dia 6/5, às 15h, também é iniciativa do deputado federal Angelo Agnolin (PDT-TO).

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola