O desafio de sustentar um site político e plural, com a média de um milhão de acessos mensais, atende o o objetivo dos setores progressistas em fazer da internet uma fonte de informação alternativa à mídia hegemônica? É o que pretende a equipe de dez jornalistas e militantes, liderada por José Reinaldo Carvalho, editor do vermelho.com.br, do PCdoB.
Nosso entrevistado da semana, Reinaldo é um ativista internacional, que começou no batente na rádio Tirana, na Albânia, onde se exilou nos anos negros da ditadura, e desde então percorre o mundo na busca da boa informação. Ele considera que, bem utilizada, a internet é a via adequada para enfrentar o que ele chama de usina desinformativa que se abateu sobre o Brasil e grande parte dos povos do mundo emergente.
Entende que um bom site não tem receita nem mistério, mas um propósito bem delineado. No caso do Vermelho, que é também rádio e TV web e surgido há 13 anos, é manter a pluralidade, a partir do ponto de vista do conjunto das forças progressistas: “Tanto que nos definimos com o nosso slogan: Somos a esquerda bem informada”, diz o editor.
Zé Reinaldo, como o chamam seus amigos, não se deixa intimidar pela avalanche de notícias e mensagens tendenciosas despejadas a cada minuto sobre o grande público: “No que pese haver uma campanha de despolitização da sociedade e até uma criminalização da boa política, há um público que se interessa pelos interesses do país. A nossa experiência mostra que quando a gente investe na política, a gente ganha”, exemplifica.
Ele adverte, no entanto que, para ter sucesso na internet, o site precisa perseguir algumas metas práticas: estar em linha com os acontecimentos, procurando ser tempestivo, ou seja, dar a notícia de forma instantânea, como agora permitem as novas ferramentas tecnológicas, e interpretá-la em cima do fato. E adverte: “Não se pode fugir dos problemas, ou seja, se há uma crise política no país, temos que enfrentar, abordar essa crise e dar nossa opinião sobre a ela”.
No caso atual dos revezes do governo em relação à campanha de descrédito da Petrobrás e à rebelião do PMDB no Congresso, José Reinaldo sustenta que a posição do PCdoB, como avalista deste projeto nacional e popular, juntamente com o PT e o PDT, a convicção é de que a presidenta Dilma Rousseff vai superá-las, como já o fez Lula no passado recente.
– Ela já fez esse aceno de que o país vai continuar mudando no sentido progressista, tanto na campanha, no discurso de posse, como no (recente) discurso perante o ministério. Eu tenho confiança em que, passadas as dificuldades desse início de governo, a presidenta vai fazer acenos (ainda mais claros), tomar ações nesse sentido, (cabendo) às forças políticas de vanguarda tomar em suas mãos a organização da resistência a esa tentativa de golpe”, finalizou.
José Reinaldo, do Vermelho, com um milhão de acessos
RELATED ARTICLES