domingo, novembro 24, 2024
InícioMídiaLula volta a criticar a mídia e ato público vai levar protesto...

Lula volta a criticar a mídia e ato público vai levar protesto a São Paulo


Em comício em Tocantins esta noite, o presidente Lula voltou a denunciar a interferência da mídia no processo eleitoral, dando sequência ao que tinha falado no sábado, em Campinas, como mostra o vídeo acima. Ao mesmo tempo, os movimentos sociais, blogueiros da internet, a União Nacional dos Estudantes, as centrais sindicais e os partidos que apoiam Dilma Rousseff convocaram para para esta quinta-feira, 23/09/, na sede do Sindicato de Jornalistas, em São Paulo, um “Ato contra o golpismo midiático”, como forma de denunciar a imprensa por tentar “castrar o voto popular”, “deslegitimizar as instituições e destruir a democracia”,

Esta noite, em Porto Nacional (TO), Lula fez uma advertência:

– O que eles não percebem é que nós aprendemos. Não percebem que o povo não é mais massa de manobra – disse o presidente, que completou: – Acabou aquele negócio: deu na TV, é verdade. Acabou. É verdade quando é verdade. O povo sabe quando é mentira, quando estão tentando justificar coisas falsas.

Lula ainda criticou a imprensa que não acreditava que a economia brasileira daria certo, citando revistas estrangeiras sobre o assunto. E reafirmou sua fé na liberdade de imprensa:

– Não entendo o que está escrito lá, mas acho bonito. Daqui eu entendo tudo e percebo como é que tem, às vezes, má-fé. Porque eu, quando sai algo que está errado, dou a mão à palmatória. Porque acho que a liberdade de imprensa é sagrada para fortalecer a democracia. Agora liberdade de imprensa não significa que possa inventar coisas. Significa que vocês têm liberdade para informar corretamente a opinião pública, fazer crítica política e não o que a gente assiste de vez em quando.

O que eles não percebem é que nós aprendemos. Não percebem que o povo não é mais massa de manobra – disse o presidente, que completou: – Acabou aquele negócio: deu na TV, é verdade. Acabou. É verdade quando é verdade. O povo sabe quando é mentira, quando estão tentando justificar coisas falsas.

Lula ainda criticou a imprensa que não acreditava que a economia brasileira daria certo, citando revistas estrangeiras sobre o assunto. Ele também criticou o uso que os jornalistas tem da liberdade de imprensa.

– Não entendo o que está escrito lá, mas acho bonito. Daqui eu entendo tudo e percebo como é que tem, às vezes, má-fé. Porque eu, quando sai algo que está errado, dou a mão à palmatória. Porque acho que a liberdade de imprensa é sagrada para fortalecer a democracia. Agora liberdade de imprensa não significa que possa inventar coisas. Significa que vocês têm liberdade para informar corretamente a opinião pública, fazer crítica política e não o que a gente assiste de vez em quando.

Ato público
O ato público contra a manipulação da mídia foi organizado pelo Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, organização criada em maio e que tem como principal objetivo lutar pela “democratização dos meios de comunicação”. Seu principal dirigente é o jornalista Altamiro Borges, do PC do B, um dos partidos da base de apoio do governo Lula e integrante da coligação de Dilma Rousseff (PT).

“Não vamos fazer um ato contra a liberdade de imprensa. Nós vamos fazer um ato em defesa da liberdade de expressão, em defesa da legitimidade do voto popular e em defesa da democracia”, disse ele ao jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com a organização do encontro, deverão participar representantes de quatro centrais sindicais, da UNE e de partidos que apoiam Dilma. O presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Camargo, disse que não tem responsabilidade em relação ao evento e que apenas cedeu o lugar. “O espaço foi solicitado para um debate sobre a cobertura dos grandes veículos.”

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola