Este domingo, 04/03/2012, foi cheio de acontecimentos no plano nacional e internacional: o ex-presidente Lula da Silva voltou ao hospital, por causa de uma infecção pulmonar considerada leve; o anúncio de Hugo Chávez, da Venezuela, de que terá de submeter-se a sessões de radioterapia na região pélvica, operada no ano passado para extrair um câncer, e a vitória de Vladimir Putin para ocupar pela terceira vez a presidência da Rússia.
1) O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi internado neste domingo (4) no Hospital Sírio-Libanês, no centro de São Paulo. De acordo com informações do boletim médico publicado às 16h30, Lula apresentou infecção pulmonar de leve intensidade e febre.
Leia a íntegra do boletim médico:
“Após avaliação, foi constatada presença de infecção pulmonar de leve intensidade, iniciando-se administração endovenosa de antibióticos.
O paciente deverá permanecer em tratamento no hospital nos próximos dias”.
2) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou neste domingo que a lesão que foi extraída nesta semana em Havana e que cresceu na mesma região onde, em 2011, foi extraído um tumor maligno, é uma “recorrência do câncer”, e por isso se submeterá em breve a radioterapia.
“O tumor foi extirpado em sua totalidade e foi confirmado o que já se supunha: o mesmo é uma recorrência do câncer diagnosticado inicialmente”, anunciou o presidente em um programa da rede de TV oficial VTV gravado neste sábado, mas divulgado hoje.
Chávez passou por uma cirurgia na segunda-feira (27) em Havana, em uma intervenção na qual foi extraída uma lesão pélvica da mesma região de onde foi retirado um tumor cancerígeno em junho do ano passado.
3) O primeiro ministro, Vladimir Putin, ganhou a eleição para um terceiro mandato como presiente da República da Federação Russa: “Vencemos. Ganhamos em uma disputa aberta e limpa”, afirmou Putin, com lágrimas nos olhos, em uma praça próxima ao Kremlim. A declaração foi feita ao lado do presidente em fim de mandado, Dmitri Medvedev, a mais de 100 mil partidários presentes no local.
“Nosso candidato lidera com passos firmes e não duvido que iremos ganhar. Esta é uma vitória que todos precisamos e também o país. Por isso, nosso candidato vencedor é Vladimir Putin”, disse Medvedev ao apresentar seu sucessor.
Putin, por sua vez, agradeceu o apoio “arrasador” de seus eleitores e acrescentou: “Eu perguntei uma vez: Venceremos? Vencemos. Demonstramos que ninguém pode nos impor nada”.
Clique aqui para vídeo e texto da tv russa actualidad.rt.com (em espanhol)