quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioAmérica LatinaNova lei trabalhista e envolvimento da CIDH da OEA com Carmona

Nova lei trabalhista e envolvimento da CIDH da OEA com Carmona

Quando anunciou a promulgação da nova Lei Orgânica do Trabalho, que elimina a terceirização no serviço público, o presidente Hugo Chávez determinou os procedimentos para a retirada da Venezuela da Comissão de Direitos Humanos da OEA. Hoje, 02/05, em pronunciamento, o chanceler Nicolás Maduro mostrou uma carta do então secretário-executivo da CIDH, Santiago Cantón, reconhecendo o governo golpista de Pedro Carmona, que sequestrou por 48 horas o presidente Hugo Chávez, em abril de 2002.

Segundo o chanceler venezuelano, “a CIDH é controlada por uma máfia internacinal, que se recicla entre si, respondendo a interesses da política hegemônica dos Estados Unidos em relação à América Latina”.

Estados Unidos: “Mal sinal”

Veja aqui a íntegra da carta da CIDH a Pedro Carmona

Nova Lei Trabalhista

Veja abaixo artigo de Beto Almeida sobre o salário-mínimo

Uma nova lei trabalhista da Venezuela, que reduz de 44 para 40 horas a jornada semanal de trabalho no país, amplia a licença maternidade para 12 semanas antes e 20 depois do parto, elimina as contratações privadas no serviço público, a chamada terceirização, considerada onerosa para os trabalhadores e para o Estado. Discutida desde 2003 através de inúmeras assembleias populares em todo o país, a reforma ainda duplica a multa rescisória devida por empregadores que demitirem funcionários sem justa causa, e torna inamovíveis, por dois anos, os trabalhadores que tiverem filhos a partir da vigência da nova lei.
Em pronunciamento à nação, antes de partir para Cuba, para nova rodada de tratamento do câncer que o acomete desde junho de 2011, o presidente Hugo Chávez afirmou que estava realizando um ato de “justiça social” para os trabalhadores venezuelanos no momento em que os direitos trabalhistas estavam sendo revertidos em toda a Europa e Estados Unidos.

“Nós temos uma lei que vai ficar na história. Essa história … diz-nos que o triunfo do povo, dos trabalhadores, nunca surgiu sem um longo processo de resistência, de luta, sofrimento mesmo. Essa lei, que tenho a honra de assinar,é o produto de um longo processo de luta “, disse ele.

Com mais de 500 artigos, a nova Lei Orgânica do Trabalho foi elaborada por uma comissão especial da presidência da república, sob o comando do Chanceler Nicolas Maduro, também vice-presidente para a Área Social, com base em sugestões de coletivos organizados dos trabalhadores, sindicatos e partidos políticos, bem como redes sociais como o “Spider Feminista”. Segundo as estimativas do governo, o documento foi escrito tendo em conta mais de 19.000 propostas apresentadas.
Veja também:
Informe da Venezuelanalysis.com

Venezuela, salário mínimo e mentiras
Por Beto Almeida

A partir deste Primeiro de Maio a Venezuela terá o mais alto salário mínimo de toda a América Latina. Será equivalente a 1310 reais, contando com o ticket alimentação, obrigatório. Lá pagam-se, obrigatoriamente 15 salários anuais – o famoso “aguinaldo” – , assim, na média, o ganho mensal do trabalhador que recebe salário mínimo passa a ser de 1637 reais. O aumento beneficiará a 4 milhões de venezuelanos, incluindo cerca de 2 milhões de aposentados e pensionistas.

O aumento do mínimo terá impacto político importantíssimo na guerra que o imperialismo e a oligarquia venezuelana travam, sem cessar, contra Chávez. Apresentam a Venezuela como um país caótico, desordenado. Agora, agregam à guerra ideológica permanente uma overdose de veneno para explorar a doença de Chávez.

Até setores progressistas, distraídos, impressionam-se ante este dilúvio de mentiras e repetem que Chávez impediu o surgimento de novas lideranças ou que não resolveu o caos do abastecimento. Na realidade, a Revolução Bolivariana promove intensamente o florescimento de milhares e milhares de novas lideranças, estimula a politização das massas. Segmentos antes avessos à política hoje andam com a Constituição no bolso, conscientes de seus direitos. A nova Lei do Trabalho vai formalizar conquistas quando na Europa se destrói o Estado do Bem-Estar Social. Foi ampliada a comunicação pública e estimulada a leitura de jornais e livros, com distribuição gratuita e pesquisas apontam a Venezuela como o terceiro país em que mais se lê na América Latina. E sem analfabetismo.

O uso da TV por Chávez é uma verdadeira escola de quadros a céu aberto estimulando o povo a pensar em política, ideologia, economia, história e cultura. Estimula, também, um controle popular para enfrentar a sabotagem ao abastecimento – a burguesia esconde toneladas de alimentos – já há filmes denunciando esta crime, também combatido com a criação de mercados estatais que vendem produtos a preços 70 % mais baixos.

Chávez enfrenta o câncer e a Revolução Bolivariana consolida-se para enfrentar os desafios que toda revolução enfrenta.

Beto Almeida

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola