(Extraído do Globo) A rede social Facebook anunciou hoje um novo serviço de mensagens no site que propõe juntar todo tipo de comunicação – e-mails, mensagens instantâneas, SMSs, chats etc. Os internautas que utilizarem o sistema poderão receber um endereço com terminação @facebook.com.
– Não achamos que o e-mail seja o futuro da comunicação – disse Mark Zuckerberg, o dirigente maior do site. – E mandar uma mensagem hoje pode demandar tempo, você pode ter que ir a serviços, mídias e gadgets diferentes. Queremos tornar as mensagens ubíquas, informais, pessoais, e sempre vistas em tempo real.
Segundo Zuckerberg, hoje 350 milhões dos 500 milhões de usuários do Facebook são os mais ativos em termos de mensagens – cerca de 4 bilhões são enviadas todos os dias.
– Nosso serviço se baseia em três vertentes. A primeira é a de mensagens sem barreiras. A segunda, uma história de todas as conversas. A terceira, uma caixa de entrada social.
As mensagens captadas no perfil do Facebook virão de todas as fontes e lá estarão reunidas, disse Andrew “Boz” Bosworth, diretor de engenharia do Facebook. O passo seguinte é manter um histórico dessas mensagens de modo que o usuário possa ter acesso o tempo todo, “exatamente como minha avó, aos 90 anos, ainda guarda as cartas do meu avô do tempo em que eles namoravam”, disse Boz.
O terceiro ponto, o da “social inbox”, ou caixa de entrada social, ganhou, segundo Zuckerberg, um esquema de filtragem sofisticada que terá duas pastas. Na principal, o usuário somente receberá mensagens de seus amigos do Facebook, e dos amigos deles. Na segunda pasta, virá o resto dos emails, mais genéricos (profissionais, por exemplo). E haverá uma terceira pasta de lixo eletrônico (spam, phishing) para deixar as outras livres da sujeira (vamos ver se o sistema de filtragem do Facebook é tão bom quanto o do Gmail).
Veja matéria na íntegra em O Globo