(Publicado originalmente em Dom, 16 de Novembro de 2008 21:00)
O presidente chinês, Hu Jintao, inicia nesta segunda-feira um giro por países da América Latina para assinar acordos de livre comércio, na tentativa de fortalecer a influência econômica e política da China na região.
Até o próximo domingo, Hu Jintao visita Costa Rica, Cuba e Peru para fechar acordos de comércio e investimento e para propagar a política chinesa, além de tentar diminuir a influência de Taiwan na região.
O presidente chinês, Hu Jintao, inicia nesta segunda-feira um giro por países da América Latina para assinar acordos de livre comércio, na tentativa de fortalecer a influência econômica e política da China na região. Até o próximo domingo, Hu Jintao visita Costa Rica, Cuba e Peru para fechar acordos de comércio e investimento e para propagar a política chinesa, além de tentar diminuir a influência de Taiwan na região.
A visita ocorre em um momento em que a América Latina ganha importância na estratégia política internacional chinesa.
No começo do mês, Pequim divulgou um relatório onde enfatiza a situação de igualdade entre os emergentes e reforça a idéia de que latinos e chineses precisam se unir para desempenhar um papel mais preponderante na diplomacia internacional. (Continua na BBC)