quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioAmérica LatinaUnasul, Néstor Kirchner e nossa potência energética

Unasul, Néstor Kirchner e nossa potência energética


O primeiro aniversário da morte do ex-presidente Néstor Kirchner, primeiro secretário-geral d Unasul, quase parou hoje a Argentina. As homenagens foram múltiplas, a que não faltaram as do povo, na Praça do Congresso, e da família, à frente a presidenta Cristina, na patagônica província natal de Santa Cruz. Ele arrancou o país da depressão seguida à debâcle de 2001/1002, devolveu o poder de compra aos trabalhadores e impulsionou medidas transcendentais para o avanço de seu país e de toda a América Latina: a restruturação da dívida, o projeto nacional de desenvolvimento, a reforma política, a lei da mídia e a integração com os países vizinhos, sobretudo o Brasil.

É tão importante a aproximação com o Brasil, que os inimigos da atual presidenta, sobretudo aqueles bem instalados no aparato midiático privado, especializaram-se em espalhar rumores de uma “provável” quebra do Brasil. Esta seria fatal – daí a torcida extremada- para a economia argentina, a qual, muito mais que a brasileira, vem desfrutando de níveis de crescimento e de inclusão social só comparáveis (e ainda por muito baixo) da época peronista, quando o salário-mínimo era um dos maiores do mundo.
Dentre as homenagens a Kirchner, a que me pareceu mais consistente foi a do futuro secretário-geral da Unasul, Alí Rodriguez Araque, atual ministro da Energia da Venezuela, que assumirá o cargo, cujo atual detentor é a colombiana María Emma Mejía, em 2012. Rodríguez recordou o empenho de Néstor, logo que assumiu a Unasul, em 2009, para reconciliar a Venezuela e a Colômbia, antes desavindas e hoje desfrutando de boas relações, sempre com o olhar no objetivo maior do sub-continente: a integração.

Em entrevista à Telesur, Alí Rodríguez destacou “os gigantescos recursos energéticos que existem em nossa pátria latino-americana, incluindo a abundância de energia não só pelas fontes primárias representadas pelo petróleo, o gás natural, como também pela abundância de cachoeiras que permitem gerar hidroelectricidade”.

Como fator de unidade para aproveitar este potencial, Rodríguez apontou o progresso das conversações com vsitas ao Conselho de Defesa da Unasul. Explicou que já instalou inclusive um centro de estudos estratégicos da entidade, em Buenos Aires, onde tem-se realizado seminários e surgiu uma nova doutrina de defesa, não como um tema belicista mas com sustentação no fundamento de que este é um território de paz, que se robustece na medida do desenvolvimento político e econômico de todo a região. “E insisto: estamos numa grande nação, uma nação que tem todas as possibilidades de progredir e sobretudo, e mais importante de tudo, para servir-lhe de sustento na melhoria crescente das condições de existência do ser humano latino-americano e particularmente sul-americano”, concluiu o ministro Alí Rodriguez.

Veja também:
Entrevista completa de Alí Rodríguez
Comentários de Hugo Chávez

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola