(Café na Política é um programa de entrevistas e análises também exibido na TV Cidade Livre de Brasília, Canal 8 da NET (só DF), ås segundas, às sete da manhã; às quartas, às 19:30, e às quintas-feiras, às 13 horas)
Eleição não é só vitória ou derrota. Eleição exige programa de governo que atenda a comunidade. Nesta análise, FC Leite Filho, do blog cafenapolitica.com.br e TV Cidade Livre de Brasília, toma a educação como a base e a prioridade de qualquer programa governamental – seja no plano municipal, estadual ou federal. Uma advertência: educação não pode ser só bandeira de candidato, pois é um tema instigante; tem de ser compromisso e, se possível, experiência, na realização das ideias.
1a. parte
Aproveitando o fato de que a eleição de sete de outubro dd 2012 ocorre no Brasil e na Venezuela, o jornalista aborda os planos educacionais do brasileiro Leonel Brizola e sua escola integral de dia inteiro, e do venezuelano Hugo Chávez, que vai do combate ao analfabetismo até a preparação para a universidade. Brizola foi prefeito, governador do Rio Grande do Sul, onde fez seis mil escolas, e do Rio Grande do Sul, onde fez 500 CIEPs. Hugo Chávez, que é um militar saído da caserna para a presidência da República, erradicou o analfabetismo e construiu 500 escolas por ano no último decênio. O programa de ambos parte de ideias simples e viáveis, mas exige que o orçamento seja generoso: no Rio de Janeiro, Brizola comproeteu 55% na educação, e o governo chávez, 20%. A educação, para eles, não é gasto, é investimento.
2a. parte