quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioAmérica LatinaVideoentrevista: Samuel Pinheiro Guimarães, Oriente Médio, Brasil

Videoentrevista: Samuel Pinheiro Guimarães, Oriente Médio, Brasil

Oriente Médio: o papel do Brasil no novo cenário e o Plano Estratégico para 2022

(Retransmissão pela TV Cidade Livre de Brasília, Canal 8 da NET (só DF), às quintas às 13 horas, às segundas, às 7 da manhã, e às quartas, às 19:30 hs)
Com Samuel Pinheiro Guimarães, considerado um dos grandes arquitetos da política externa independente com o chanceler Celso Amorim, o assunto não poderia ser outro, a inserção do Brasil no novo cenário decorrente das insurreições no Oriente Médio. Nesta entrevista a FC Leite Filho, do blog cafenapolitica.com.br e da TV Cidade Livre de Brasília, o embaixador, que acaba de deixaar a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, relata como o Brasil do Governo Lula se preparou, não mais como ator coadjuvante, como ocorria no passado, mas como protagonista decisivo na nova ordem mundial que se escreve nestes dias, com a população tomando à frente e removendo os últimos ditadores impostos pelas potências ocidentais. O embaixador também fala do Brasil 2022, o plano preparado por ele na SAE, juntamente com todos os ministérios, para abrir o caminho de nosso desenvolvimento econômico, e especialmente social, até aquele ano, quando estaremos completando 200 anos de nossa independência.

Livros – Samuel ainda é autor de livros e análises sobre o papel do Brasil no mundo em formação, como Os Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes. Nele, o embaixador faz uma análise do atual cenário internacional e de suas tendências prospectivas e, ante esse cenário, discute a posição do Brasil. O cenário internacional sempre foi, em todas as épocas, aquele em que as grandes potências do período buscam, competitivamente, maximizar suas vantagens e seu poder, e o fazem, de modo geral, às expensas dos países mais débeis.
“Pinheiro Guimarães estuda, neste livro, essa margem de autonomia que o Brasil procura preservar e ampliar. Trata-se de algo que depende, essencialmente, da medida em que se consolide Mercosul e, a partir deste, se logre imprimir efetividade econômica e política à recém-criada Comunidade Sul-Americana de Nações. Trata-se de algo cujo eixo central é a aliança estratégica do Brasil com a Argentina. Uma aliança que o autor analisa com grande lucidez, mostrando as dificuldades de se sair do plano declaratório para o operacional. Algo que tem a ver com inúmeras resistências argentinas, que vão da constatação de importantes assimetrias desfavoráveis àquele país a um ressentimento, ainda não superado, por parte de uma sociedade que se constata mais educada e civilizada que a brasileira e, não obstante, é economicamente mais débil. Algo, por outro lado, que decorre da incapacidade, de que o Brasil vem dando continuada demonstração, de implementar uma política industrial comum, que conduza a uma vigorosa reindustrialização da Argentina. Neste estudo de Pinheiro Guimarães alguns dos aspectos por ele analisados requerem particular referência.

leitefo
leitefo
Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos.
RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

  1. Leite, parabéns pela ótima entrevista! E também não há como não comentar o novo design gráfico do blog, logotipo e novas ferramentas… muito legais! Um abraço! Gustavo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA on Próximo factoide: a prisão do Lula
cleonice pompilio ferreira on Golpe de 64: quando Kennedy chamou os militares
José rainha stedile lula da Silva Chávez on Projeto ditatorial de Macri já é emparedado nas ruas
maria teresa gonzalez perez on Crise e impasse institucional
maria teresa gonzalez perez on La Plata: formando um novo tipo de jornalista
maria teresa gonzalez perez on Maduro prepara Venezuela para a guerra civil
maria teresa gonzalez perez on Momentos emocionantes da apuração do 2o. turno
Pia Torres on Crítica do filme Argo
n_a_oliveira@hotmail.com on O que disse Lula a Mino Carta, meus destaques
José Gilbert Arruda Martins on Privatizações, novo filme de Sílvio Tendler
Maria Amélia dos Santos on Governador denuncia golpe em eleição
Prada outlet uk online on Kennedy e seu assassinato há 50 anos
http://www.barakaventures.com/buy-cheap-nba-indiana-pacers-iphone-5s-5-case-online/ on Oliver Stone em dois documentários sobre Chávez
marcos andré seraphini barcellos on Videoentrevista: Calos Lupi fala do “Volta Lula”
carlos gonçalves trez on Crítica do filme O Artista
miriam bigio on E o Brasil descobre o Oman
Rosana Gualda Sanches on Dez anos sem Darcy Ribeiro
leitefo on O Blogueiro
Suzana Munhoz on O Blogueiro
hamid amini on As razões do Irã
leitefo on O Blogueiro
JOSÉ CARLOS WERNECK on O Blogueiro
emidio cavalcanti on Entrevista com Hermano Alves
Sergio Rubem Coutinho Corrêa on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
Stephanie - Editora Saraiva on Lançamento: Existe vida sem poesia?
Mércia Fabiana Regis Dias on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Nielsen Nunes de Carvalho on Entrevista: Deputada Luciana Genro
Rosivaldo Alves Pereira on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola
filadelfo borges de lima on El Caudillo – Biografia de Leonel Brizola