Enquanto o Brasil se perde em intermináveis divergências quanto a fazer o trem-bala entre Rio e São Paulo ou construir um terceiro aeroporto naquela área, a Europa dá nova demonstração de pujança em matéria de trens de alta velocidade, o TGV.
Desta vez é a Inglaterra, que sai do marasmo e da humilhação diante dos franceses, inaugurando uma nova linha do Eurotunnel (o Eurostar), aquele sob o Canal da Mancha. Assim, o novo trajeto entre Paris e Londres, até agora de 2h35m, passa a ser de 20 minutos menos. Na inauguração, ele levou exatamente 02h03m39s para fazer o trecho.
O problema, muito constrangedor para os ingleses, é que o Eurostar, por causa da alta tecnologia francesa, percorria aquele território à razão de 300 km por hora, mas quando entrava em território britânico, tinha de diminuir a velocidade, por causa dos trilhos e da engenharia obsoleta da velha Albion.
Nesta terça-feira, o Eurostar deverá fazer a viagem inaugural de sua nova linha de alta velocidade entre Londres e Paris.
A nova linha permite uma velocidade maior em território britânico. O trem, que atingirá velocidades de 300 quilômetros por hora, deverá chegar a um novo terminal em Londres, a estação de St Pancras, ao invés da estação de Waterloo, pela primeira vez.
Notícia no Globo On Line
Artigo: Uma reflexão sobre a tragédia da TAM