A Câmara dos Deputados, o Senado, e a Assembléia Legislativa de São Paulo inauguram, nesta quinta-feira, 29/05, as transmissões de TV Digital, na primeira experiência integrada, para reforçar o sistema brasileiro de TV Pública, ao qual deverá se juntar posteriormente a TV Brasil.
Inicialmente, o sinal só será visto em São Paulo, no Canal Digital 61 (canal próprio digital, em sistema aberto e não a cabo) com programação simultânea da TV Câmara, da TV Senado e da TV Alesp (Assembléia Legislativa). O canal funcionará pelo sistema de multiprogramação, recurso disponível no sistema digital que permite a transmissão de até quatro programações diferentes ao mesmo tempo.
Para uma próxima etapa, está prevista a inclusão dos sinais das TVs de câmaras municipais onde os sinais dos transmissores estejam disponíveis. A transmissão experimental do canal 61 começou em outubro de 2008, com um transmissor de baixa potência. Nesta semana, de acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), serão inaugurados transmissores que somam 15 kW.
Segundo a Alesp, a parceria entre as diferentes esferas legislativas foi firmada com o objetivo de reduzir custos. A Câmara dos Deputados ficou responsável pela aquisição dos transmissores do canal 61, enquanto a Alesp ofereceu a torre onde os equipamentos estão instalados, na Fundação Padre Anchieta. A TV Senado entrou posteriormente no projeto.
O valor da aquisição dos transmissores ficou em R$ 3,35 milhões. De acordo com a Alesp, o modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da rede legislativa de TV digital em todo o país.
A cerimônia de inauguração das transmissões do canal 61 será realizada nesta quinta-feira, às 19 horas, no Palácio 9 de Julho, em São Paulo. O evento contará com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), do Senado, José Sarney (PMDB) e da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB).
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer; da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Barros Munhoz, e do Senado, José Sarney, inauguram a transmissão do canal 61, com as programações simultâneas 24 horas da TV Câmara, da TV Alesp e da TV Senado na cidade de São Paulo. O evento ocorrerá na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 29 de abril, quinta-feira, às 19h00.
Depois de um ano e meio de operação com transmissor de baixa potência, serão inaugurados transmissores que somam 15KW. Isso permitirá que TV Câmara, TV ALESP e TV Senado cheguem aos lares dos quase 20 milhões de habitantes da metrópole de São Paulo em sinal aberto, gratuito, com alta qualidade. Estas TVs cumprem o papel fundamental de levar à sociedade, em primeira mão, os trabalhos realizados pelo Poder Legislativo. A transparência das instituições está a serviço do fortalecimento da cidadania.
A parceria busca baixar os custos da operação. A Câmara dos Deputados adquiriu os transmissores e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo é a responsável pela oferta da torre onde estão instalados os transmissores, na Fundação Padre Anchieta, e pelo custeio.
Teoricamente, a multiprogramação permite a transmissão de até quatro programações simultâneas por um mesmo canal, em sinal aberto e gratuito. O próximo passo será a inclusão dos sinais das TVs de Câmaras Municipais, nos municípios da metrópole paulista onde os sinais dos transmissores estejam disponíveis.
O modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da Rede Legislativa de TV Digital em todo o país, uma proposta de autoria do Deputado Inocêncio de Oliveira, já aprovada na Câmara dos Deputados e agora em análise no Senado Federal.