Home América Latina Livro de memórias de Fidel Castro (completo) internet, confira aqui

Livro de memórias de Fidel Castro (completo) internet, confira aqui

1

O livro “A Vitória Estratégica” (clique nos links abaixo)
Introdução
Capítulo I – Capítulo IICapítulo IIICapítulo IVCapítulo VCapítulo VICapítulo VIICapítulo VIIICapítulo IXCapítulo XCapítulo XICapítulo XIICapítulo XIIICapítulo XIVCapítulo XVCapítulo XVICapítulo XVIICapítulo XVIIICapítulo XIXCapítulo XXCapítulo XXI – Capítulo XXII –  Capítulo XXIII Capítulo XXIV – Capítulo XXV (final)

Último livro: A Contraofensiva estratégica (Os últimos 338 artigos de Fidel)

Vídeos: 2a. parte3a. parte

O site cubadebate.cu já completou  a publicação, dos 25 capítulos, do primeiro livro de memórias de Fidel Castro, “Por todos los Camiños de La Sierra: A Vitória Estratégica”, de 896 páginas (impressas), com fotos, gráficos e mapas (Veja abaixo os links para cada um dos 25 capítulos). O livro foi lançado na última segunda-feira por Fidel em palestra que deu a um auditório em que estiveram presentes jovens cubanos e antigos guerrilheiros de Sierra Maestra, montanha onde o grupo guerrilheiro se concentrou para derrocar a ditadura do sargento Fulgencio Batista, sustentada pelos Estados Unidos.

Cópias impressas já à venda em Cuba

O livro está dividido, como diz o próprio Fidel, em uma de suas Relexões,  em 25 capítulos, contêm abundantes fotos de qualidade possível naquelas circunstâncias e os respectivos mapas.Também se apresentam esquemas gráficos sobre  os tipos de armas que utilizaram ambos combatentes. Nas páginas finais do capítulo 24, fiz afirmações que se revelaram premonitórias. Na última parte que escrevi para ser lido na Rádio Rebelde, em sete de agosto, no dia seguinte de concluída a batalha de Las Mercedes, expressei:

“A ofensiva foi liquidada. O maior esforço militar que já se realizou na nossa história Republicana, resultou no mais espantoso desastre que pôde imaginar-se o soberbo Ditador, cujas tropas, em plena fuga,  depois de dois meses e meio de derrota em derrota, estão sinalizando os dias finais de seu regime odioso, A Serra Maestra está totalmente livre das forças inimigas”.

Na introdução, Fidel faz um pequeno relato de seus dados biográficos:
“Nasci em 13 de agosto de 1926”, diz Fidel neste primeiro tomo que vai de seu nascimento ao ataque frustrado a um quartel, em Santiago de Cuba. “O assalto ao Quartel de Moncada, em 26 de julho de 1953, ocorreu três anos depois que me formei na Universidade de Havana. Foi nosso primeiro enfrentamento militar com o Exército de Cuba, a serviço da tirania de Fulgencio Batista.

A instituição armada de Cuba, criada pelos Estados Unidos depois de sua intervenção na ilha durante a Guerra da Independência, iniciada por José Martí, em 1895, era um instrumento das empresas norteamericanas e da alta burguesia cubana”.

Veja aqui a introdução do livro, em espanhol, por cubadebate.cu

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here