Home Política Nacional A derrota de Gabeira e a urna eletrônica

A derrota de Gabeira e a urna eletrônica

0

(Publicado originalmente em Qui, 30 de Outubro de 2008 21:00)

Por Osvaldo Maneschy (*)

Amigos, assisti hoje no centro do Rio de Janeiro a uma passeata de estudantes como não via desde 1968. Eram eleitores do Gabeira protestando pela forma que a eleição foi conduzida no Rio de Janeiro pelo Tribunal Regional Eleitoral. Carregavam cartazes, gritavam slogans, manifestavam insatisfação com o resultado da eleição e vestiam preto, além de carregarem um caixão com uma faixa escrita “democracia”. Uns 5 mil ou mais. Não eram só estudantes, tinha gente mais velha tambem. Mas a maioria esmagadora era de jovens estudantes. Um protesto pedindo mais transparencia e ética na política brasileira.

Conversei com vários deles sobre as urnas eletronicas. Preguei e vi que não estava no deserto. Me ouviram. Aí tive a idéia de imprimir o Manifesto dos Professores e Doutores de Informática que está disponível na página www.votoseguro.org e distribuir para a garotada tomar conhecimento, melhor, do assunto. Saberem o que os especialistas brasileiros em informática tem a dizer sobre o nosso processo eletronico de votação – e são boicotados pela midia.

Fiz uma cópia rápida do manifesto e enquanto eles caminhavam pelas ruas do centro da cidade em direção ao prédio do TRE, objetivo final da passeata passei em uma loja de xerox e fiz umas 200 cópias do manifesto. Cheguei depois no TRE com os panfletos feitos às pressas. Sou panfleteiro veterano, faço isso há anos. E foi impressionante a aceitação, impressionante. Bastava dizer que era sobre as urnas eletronicas, que eles se aglomeravam para pegar o panfleto das minhas mãos. Em 10 minutos distribui tudo que tinha.

Falei com eles sobre a página do voto eletronico, falei sobre as urnas eletronicas inseguras que usamos, falei da impossibilidade de recontagem de votos, falei do Fórum do Voto Eletronico na internet. Fui convidado a me reunir com alguns deles para falar mais sobre urnas eletronicas. Vou, sem falta.

Marlene Barrozo, grande amiga de Niterói, me passou esse video em anexo – que repasso para que sintam um pouco do que foi a manifestação. Detalhe, segundo me disseram, não tem partido algum envolvido com o movimento deles pela transparencia nas eleições. E eles articularam a manifestação via internet. Deus os ajude. Rio de Janeiro, 31.10.2008

(*)Osvaldo Maneschy, jornalista, com militância política no PDT, integra a direção do Fórum do Voto Eletrônico

Veja o vídeo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here