Home Cinema Crítica do filme Atração Perigosa

Crítica do filme Atração Perigosa

0

De narrativa tensa, Atração Perigosa, de Ben Affleck, é um drama policial, que expõe, com habilidade técnica, já característica da definição de um estilo marcante, a propensão para o crime de uma cidade, Charlestown, situada nas cercanias de Boston e tida como capital mundial de assaltos a bancos, já que registra um número recorde de 300 por ano.

O filme, o segundo dirigido por Ben Affleck ( o primeiro foi Medo da Verdade), que também interpreta o protagonista, Doug MacRay, e colaborou na elaboração do roteiro original, de Sheldon Turner e Peter Craig, é baseado no livro Prince of Thieves, de Chuck Hogan. O argumento, um tanto surrado, sem originalidade, faz ressurgir um tipo de “herói”, Doug, que, nascido no meio hostil – afinal, segundo a sabedoria popular, somos todos vítimas do lugar em que vivemos -, se viu, aos nove anos, desamparado, pois o pai, Stephen MacRay (Chris Cooper), foi preso, envolvido com a criminalidade, e a mãe desapareceu.

Desde o prólogo, quando a gangue liderada por Doug prepara um brutal assalto a um dos bancos principais da cidade, Affleck, por ousadas tomadas de câmera, de Robert Elswit, descritivas do ambiente social da história – que ele conhece bem, pois nasceu em Boston -, já demonstra total domínio da linguagem que pretende imprimir à película. Percebe-se então, pelo aguçamento da observação de alguns detalhes técnicos, a intenção do realizador de seguir a esteira dos trabalhos, no gênero, de Clint Eastwood.

Assim, o uso, pelos assaltantes, de batas negras e máscaras reprodutivas de caveiras se torna elemento de composição de cena que ajuda muito a aterrorizar a ação das personagens. Entre elas, se destaca James “Jem” Coughlin (Jeremy Renner), braço direito de Doug, também seu irmão de criação, uma vez que sua família o acolheu ao ser abandonado pelos pais. Jem, que já esteve preso durante nove anos, é um indivíduo temperamental que, às vezes, precisa ser contido, em sua sanha, por Doug, de alguma ascendência sobre ele.

É durante o assalto que Doug conhece Claire Keesey (Rebecca Hall), gerente de banco. Ela, apesar de refém de Jem, sem ser percebida, aciona o dispositivo de segurança de comunicação com a polícia, esta sob o comando de Adam Frawley (Jon Hamm), agente do FBI. Como Claire se torna, após o assalto, testemunha importante para a localização e detenção dos assaltantes – pois, identificara um deles sem a máscara -, Doug, amante de Krista Coughlin(Blake Lavely), vai procurá-la na lavanderia de sua vizinhança. Ao contrário do que fazia parte de seus planos, porém, ele dá início a um relacionamento amoroso com ela, o que, ao mesmo tempo em que desperta a ira de Jem, o faz pensar em mudar de vida.

A psicologia é, portanto, a da lembrança nostálgica do narrador dos fatos, Doug, pautada por comentário musical de excepcional qualidade, de Harry Gregson-Williams e David Buckley. Isso explica o fato de os traços psicológicos das personagens próximas a ele – interpretado com frieza por Ben Affleck – serem mais satisfatoriamente definidos no roteiro. A personalidade de Frawley, que comanda a operação policial, fica pouco detalhada, embora o intérprete, Jon Hamm (Mad Man) consiga sublinhar-lhe algumas nuanças a fim de não deixá-la cair no estereótipo. Rebecca Hall (Vicky Christina Barcelona) tem interpretação exemplar, como a traumatizada Claire, que desperta desconfiança tanto dos assaltantes, como dos policiais. A grande estrela do elenco, porém, é Jeremy Renner (Guerra ao Terror), que, como Jem, domina a cena, quando o bandido é encurralado pelas forças policiais nas estreitas ruas da cidade ao olhar atento de Doug que, sob disfarce, foge do local, levando o dinheiro roubado. Chris Cooper, como Stephen MacRay, aparece apenas um momento, mas, como sempre, numa irrepreensível atuação.
REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
HYPERLINK “http://www.theresacatharinacampos.com” www.theresacatharinacampos.com
HYPERLINK “http://www.arteculturanews.com” www.arteculturanews.com
HYPERLINK “http://www.noticiasculturais.com” www.noticiasculturais.com
HYPERLINK “http://www.politicaparapoliticos.com.br” www.politicaparapoliticos.com.br
HYPERLINK “http://www.cafenapolitica.com.br” www.cafenapolitica.com.br
FICHA TÉCNICA
ATRAÇÃO PERIGOSA
THE TOWN
EUA / 2010
Duração – 125 minutos
Direção – Ben Affleck
Roteiro – Sheldon Turner, Peter Craig e Ben Affleck, com base no livro Prince of Thieves, de Chuck Hogan
Produção – Graham King, Basil Iwanik
Fotografia – Robert Elswit
Trilha Sonora – Harry Gregson-Williams e David Buckley

Elenco – Ben Affleck (Doug MacRay), Jeremy Renner (James Coughlin), Rebecca Hall (Claire Keesey), Jon Hamm (Adam Frawley), Chris Cooper (Pai de Doug), Blake Lavely (Krista Coughlin)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here