A HTC apresentou hoje no Mobile World Congress, congresso mundial de telefonia celular que acontece esta semana em Barcelona, na Espanha, os primeiros telefones com integração total com o Facebook – o HTC ChaCha e o HTC Salsa.Mas o que exatamente quer dizer essa integração? Responde Leonardo Carvalho:
“A primeira coisa que salta aos olhos nos dois aparelhos é o botãozinho com a letra “F” do logotipo do Facebook. Esse botão, obviamente, dá acesso à rede social de Zuckerberg, mas faz um pouco mais que isso. Pressionando o “F”, você tem acesso a pessoas e lugares (mapas inclusos) e pode instantaneamente dizer aos seus amigos na rede o que você está fazendo e onde você está naquele exato momento – uma função conhecida dos usuários de redes como o Foursquare, que permite fazer “check-in” ou “dar entrada” em um estabelecimento, como bares, restaurantes, livrarias entre outros. O botão ainda permite que você compartilhe fotos e vídeos logo após produzi-los, além contar para o mundo todo o que você está ouvindo no seu celular naquele momento. Clique aqui para mais detalhes.
TIM no Brassil – Segundo o site, Gizmodo.com, o Facebook já fez acordo com mais de 50 operadoras de celular no mundo inteiro – entre elas a TIM Brasil – para oferecer acesso ao Facebook de graça através do celular, para clientes pós e pré-pagos. E o serviço já está funcionando no Brasil, mas tem algumas ressalvas.
Se você for cliente da TIM e acessar, a partir do celular, o endereço 0.facebook.com (é um zero no começo), você não paga nada. O Facebook Zero é uma interface bem simplificada da rede social, sem imagens e gráficos, onde você pode atualizar seu status, gerenciar notificações e solicitações, e ver o que seus amigos estão fazendo. A ideia é acabar com dois problemas: o custo alto e a baixa velocidade da internet no celular. A grande vantagem do Facebook Zero, então, é acessar a rede social a partir de um celular comum, um dumbphone sem plano de dados.
Você também pode ver as fotos dos seus amigos ou acessar links fora do Facebook, mas aí o acesso é cobrado – e o site avisa isso, pedindo que você confirme que vai sair do Facebook Zero.