Home América Latina Kadafi aparece em Trípoli e não em Caracas

Kadafi aparece em Trípoli e não em Caracas

0

Fidel denuncia que Otan pode invadir a Líbia

Os rumores varreram o mundo: Kadafi fugiu para a Venezuela, onde governa seu amigo Hugo Chávez. A sugestão queria certamente indicar a consumação da queda do presidente da Líbia, acossado por vários dias de protestos de uma massa enfurecida, que pede sua cabeça. Kadafi, no entanto, apareceu na TV estatal para negar os boatos e dizer que ainda mantinha o controle do poder na Líbia: “Quero mostrar que estou em Trípoli, e não na Venezuela, Não creditem nas cadeias (de TV), que pertencem a cães raivosos”, disse Kadafi, ao sair do automóvel, sob um guarda chuva, já que chovia no país, um fato raro e auspicioso para os líbios.
A emissora estatal informou tratar-se de uma transmissão ao vivo a partir da residência de Kadafi em Trípoli, capital Líbia. Durante o dia circularam rumores segundo os quais Kadafi teria deixado o país por conta das pressões populares. As informações sobre o local e se a transmissão foi realmente feita ao vivo não puderam ser confirmadas devido ao rígido controle das autoridades sobre a mídia no país. As imagens foram divulgadas no exterior pela rede do Catar, Al-Jazeera, e pela Telesur, da Venezuela. a Líbia é um dos maiores produtores de petróleo e abastece em cerca de 70% o consumo da Europa. Por essa razão, os preços do barril chegaram ao limite mais alto, em dois anos: 108 dólares, segundo a BBC.

Fidel – Em sua mais recente reflexão, o ex-presidente e ainda líder da revolução cubana, Fidel Castro, denunciou que os Estados Unidos podem ordenar à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte e formada pelo Exércitos norte-americano e europeu) uma invasão à Líbia: “Pode-se estar de acordo ou não com Kadafi. O mundo foi invadido com todo tipo de notícias, empregando especialmente meios massivos de informação. É preciso esperar o tempo necessário para conhecer com irgor o quanto há de verdade ou mentira, ou uma mistura de fatos de todo tipo que, no meio do caos, se verificaram na Líbia. O que para mim é absolutamente evidente é que ao governo dos Estados Unidos não lhe preocupa em absoluto a paz na Líbia e não vacilarão em dar à Otan a ordem de invadir esse rico país, talvez em questão de horas ou de muitos breves dias”, disse Fidel.
Clique aqui para o artigo completo de Fidel, em espanhol no Cubadebate,cu
Veja aqui o vídeo e o noticiário da Telesur
O Livro Verde, de Kadafi
Perfil extenso no Estadão

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here