Home Sem categoria Palestinos no caminho de governo de unidade

Palestinos no caminho de governo de unidade

0

Os palestinos do Hams e do Fatah, antes ferrenhos inimigos, encaminham-se cada vez mais visando a um governo de unidade, superando anos de divergências e incompreensões. Isto seria possível antes das rebeliões que sacudiram o Oriente Médio, desde o Natal passado? Bom, o fato é que, como anuncia o site da revista Época, reunidos na cidade do Cairo, no Egito, os dois principais grupos palestinos, Hamas e Fatah, chegaram nesta terça-feira (17) a um acordo preliminar sobre a formação de um governo unificado. As delegações de ambas as facções concordaram em eleger um novo Executivo, incluindo aí novos ministros, contemplando todos os grupos palestinos.

A reunião, que já está em seu segundo dia na sede do serviço secreto egípcio, servirá para definir os mecanismos de escolha do novo chefe de governo palestino. Segundo uma fonte presente ao encontro, já foram pensados alguns nomes para o posto, mas a decisão final só deverá ser tomada após todas as facções palestinas serem consultadas.

A primeira rodada de conversas foi encerrada nesta terça, e as reuniões continuarão, segundo essa mesma fonte, nos territórios palestinos da Cisjordânia e de Gaza, de forma a informar as demais facções a respeito das decisões tomadas. As reuniões ocorrem menos de um mês após o Hamas e o Fatah terem firmado um acordo acabando com quatro anos de desavenças entre as duas facções.

Segundo um comunicado divulgado depois do encontro e reproduzido pela agência oficial de notícias Mena, durante as reuniões se insistiu na importância de acelerar a aplicação de todas as determinações estipuladas para acabar com a divisão entre os palestinos o mais rápido possível.

As delegações do Fatah e do Hamas também falaram da necessidade de acertar uma data para a primeira reunião do Comitê da Organização para a Libertação da Palestina, da qual participarão os dirigentes das distintas facções.

Antes da reunião desta terça-feira, o representante do escritório político do Hamas, Izzat al-Rishq, disse em declarações aos jornalistas que nas conversas de segunda-feira o “ambiente foi positivo” e vários assuntos foram resolvidos. O chefe da delegação do Fatah, Azzam al-Ahmed, indicou que no encontro da véspera foi abordada a criação do novo gabinete, a situação dos palestinos detidos nas prisões israelenses e o processo de paz, entre outros temas.

“Todos estes assuntos precisam de um calendário e medidas para aplicá-los”, afirmou al-Ahmed, sem especificar se foram estipuladas datas para a implementação destas iniciativas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here