Convidado de honra do II Encontro de Blogueiros Independentes de Brasília, o ex-presidente Luís Inácio da Silva, disse que esses blogueiros evitaram que a sociedade fosse manipulada na última eleição, quando nunca houve tanto preconceito, sobretudo contra a mulher, por parte de determinados meios de comunicação: “Vocês evitaram que os falsos formadores de opinião pública, que às vezes não convencem nem quem está na sua própria casa asistindo (à TV), ditassem regras do que deveria acontecer neste país”.
Para Lula, que estava acompanhado do atual ministro das Comunicações e marido da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann,Paulo Bernardo, o que está acontecendo não é um problema só brasileiro: “Eu tenho viajado muito. Depois que deixei a presidência, visitei 16 países e o comportamento de certos meios de comunicação é quase lamentável. Não porque criticam o governo – e vocês sabem que nunca me preocupei com críticas, quando elas são verdadeiras. Eu me preocupo é com as inverdades, a má fé, as difamações. Nunca me esqueço daquele meteorito de papel que baeu na cabeça de um candidato, no ano passado. E ainda tentaram inventar um objeto não identificado, um OVNI.”
Ponderou que “o povo não precisa de intermediários na comunicação e na telecomunicação. Temos menos blogueiros e computadores do que deveríamos ter, mas estamos num processo de avançar. Precisamos fazer da banda larga um direito de todos. A companheira Dilma vai fazer dela um direito de todos e não só de alguns que pagam”. Por fim, Lula disse que o povo não mais depende da informação dos jornais e da TV e do rádio, porque a internet, os blogueiros e o twitter fazem com que as pessoas fiquem ligados o tempo todo, alguns até no banheiro.