(Publicado originalmente em Ter, 29 de Setembro de 2009 16:11)
Por Reynaldo Domingos Ferreira.
Premiado pela crítica internacional do Festival de Veneza do ano passado, Goodbye Solo, de Ramin Bahrani, é uma crônica dramática, bem arquitetada, de linguagem naturalista, sobre uma improvável amizade que se cria, num momento extremo, entre dois indivíduos de mundos diferentes, sendo que um espera muito da vida, e o outro deseja acabar com ela.
O roteiro, de Bahrani e de Bahareh Azimi, foi elaborado segundo os preceitos, um tanto desgastados, do que se convencionou chamar de cinema independente dos EUA, mas sem as implicações políticas e o brilhantismo, por exemplo, do de Courtney Hunt em Rio Congelado, Grande Prêmio do Festival de Sundance e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
O trabalho, bem estruturado, é, como manda o figurino da categoria, sumário no que diz respeito à caracterização das personagens e à formulação dos acontecimentos em que elas se envolvem. O que dá sustentação ao filme, rodado em câmara digital, de Michael Simmonds, cuja fotografia se revela um tanto lúgubre, é inegavelmente a direção de Bahrani, segura e firme, mas também bastante convencional.
O padrão da narrativa segue, mais ou menos, o preconizado por Michael Mann em Colateral. Assim, ao início da ação, um passageiro, William (Red West), de aproximadamente setenta anos, tenta fazer acordo com o taxista senegalês Solo ( Souleymane Sy Savane), para levá-lo, no dia 20 de outubro, a uma região montanhosa da Carolina do Norte, onde se situa a rocha gigantesca (Blowing Rock), assolada por fortes ventos.
Por estranhar o tipo da proposta, Solo, que costuma apanhar, quase todas as noites, o enigmático William à porta de um cinema, e conduzi-lo até a casa, ao receber dele, de forma antecipada, uma parte do pagamento da viagem, se interessa por conhecê-lo melhor, temendo que ele pretenda se suicidar.
Primeiro, elege-o como um de seus clientes especiais: para chamá-lo, William não vai mais precisar fazer a ligação para a central de atendimentos, mas, sim, para o seu próprio celular, seja a que hora for, de dia ou de noite. Falante, extrovertido, Solo quer ganhar a confiança de Willliam a fim de tentar demovê-lo da ideia de acabar com a vida.
Apesar disso, William continua sendo um homem de poucas palavras. Mas aceita, após vender seu apartamento e antes de se mudar para um motel e liquidar sua conta bancária, como é do seu intento, passar uma noite na casa do taxista, que vive com a mexicana Quiera (Carmen Leyva), grávida de seu primeiro filho, e Alex (Diana Franco Galindo), sua enteada.
Depois que William se instala num motel, Solo, para não deixá-lo sozinho, pede-lhe que o ajude a se preparar para uma entrevista de seleção de comissários de bordo de uma empresa aérea. A par de estudar no apartamento de William, ele, orientado por anotações do amigo, encontradas num pequeno diário, vai procurar o bilheteiro do cinema (Trevor Metscher)….
Atuando com improvisações, Red West e Souleymane Sy Savane conseguem desenhar, com precisão, a estranha relação que se estabelece entre William e Solo. O primeiro parece ter vivido intensamente os tempos dos anos sessenta, da contracultura, dos motoqueiros hippies, do rock, das drogas, sem haver conseguido solidificar um relacionamento familiar, como o que Solo pretende alicerçar, nos EUA, ao estilo daquele em que foi criado no Senegal, de muita solidariedade de uns para com os outros.
Contido, West, que foi amigo de Elvis Presley e atuou em alguns de seus filmes, passa bem a imagem de um homem comum, deprimido, angustiado, saturado da própria existência. Sy Savane tem naturalmente mais liberdade para executar, como intérprete, movimentos físicos exteriores, que fazem chegar, de forma satisfatória, ao espectador a veracidade dos sentimentos de Solo. E, com isso, ele ganha evidentemente mais espaço na película.
FICHA TÉCNICA
ADEUS
GOODBYE…SOLO
EUA/ 2008
Duração – 90 minutos
Direção – Ramin Bahrani
Roteiro – Ramin Bahrani e Bahareh Azimi
Produção – Ramin Baharani e Jason Orans
Fotografia – Michael Simmonds
Música – M. Lo
Edição – Ramin Bahrani
Elenco – Soleymane Sy Savane (Solo), Red West (William), Diana Franco Galindo (Alex), Carmen Leyva (Quiera), Trevor Metscher (Bilheteiro), Mamadou Lan (Mamadou).